Notícias



Seu Problema É Nosso

Mãe pede ajuda para alugar respirador para a filha

Equipamento foi solicitado ao SUS, mas locação permitiria que Agatha, quatro anos, que está internada, pudesse passar o Natal em casa

08/12/2022 - 07h30min


Arquivo pessoal / Arquivo pessoal
Entre idas e vindas, que somaram poucos dias, Agatha está internada há sete meses

Internada no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, a pequena Agatha Ferreira, quatro anos, precisa de um aparelho de ventilação mecânica para poder voltar para casa, no bairro Santa Cecília, em Viamão. Segundo a mãe dela, Luana Ferreira, 20 anos, o equipamento pode demorar mais um mês para chegar através do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Então, para conseguir levar a filha a tempo de passar o Natal com a família, Luana busca ajuda para alugar o ventilador. O preço, orçado por ela, chega a R$ 2,5 mil por mês. 

Saúde 

Desde o nascimento, Agatha sofre com uma série de problemas neurológicos, entre eles, paralisia cerebral e febre central – condição em que há elevação da temperatura corporal sem necessariamente haver uma infecção causadora. Isso, inclusive, levou a menina a ser internada diversas vezes ao longo dos anos. 

– Entre idas e vindas, ela está internada há praticamente sete meses. Numa das vezes, ela teve covid e várias complicações. Depois disso, a situação piorou bastante – relembra Luana. 

Na última vez em que foi liberada, há menos de duas semanas, Agatha estava respirando com a ajuda de um tubo de oxigênio. Porém, a ferramenta não foi suficiente, diante de uma nova crise. 

Respirador 

De volta ao hospital, agora, a condição para a menina receber alta é o ventilador mecânico – chamado de BiPAP. O aparelho é necessário para viabilizar e dar mais conforto à respiração de Agatha em casa. 

LEIA MAIS
Bebê precisa de ajuda para completar tratamento
Família consegue medicamento de R$ 1,6 milhão para tratar câncer
Pais protestam contra fechamento de escolas em Camaquã

De acordo com Luana, o equipamento é fornecido pelo SUS e já foi solicitado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Viamão: 

– Consegui todos os laudos e requeri, só que eles me disseram que a demanda está grande e que pode demorar de 30 dias para mais (a entrega). 

Fim de ano 

Depois de tanto tempo dentro de um hospital, o maior objetivo de Luana neste momento é poder levar a filha para passar as festas de final de ano em casa. Sem trabalhar, ela conta com a ajuda dos pais para cuidar da menina. Porém, relata que, ainda assim, permanece praticamente 24 horas com Agatha no hospital. 

– Passei o último Natal com ela nesta situação. Por isso, estou lutando para conseguir alugar o aparelho. Mas ele é bem caro – lamenta. 

Órgãos públicos não preveem data

A reportaegem procurou a SMS de Viamão para entender o processo de obtenção do BiPAP. Porém, a pasta diz que a responsabilidade de fornecer o aparelho é do Estado. “A SMS faz o encaminhamento do pedido e das documentações e depende deste prazo estabelecido pelo Estado”, explica a resposta. 

Já a Secretaria Estadual da Saúde afirma que, “em respeito à Lei Geral de Proteção dos Dados Pessoais (LGPD)”, não fornece informações específicas sobre o caso. E, quando questionada sobre o processo padrão para solicitações como essa, diz que cada caso é específico. “Se o paciente entrou com pedido judicial ou administrativo, pode acompanhar os trâmites e o andamento do pedido nos respectivos órgãos”, resume.

Ajude

/// Se você puder apoiar Luana no aluguel do respirador, ela recebe doações via Pix: 51983548699. 

/// Esse também é o contato da mãe de Agatha para quem quiser saber mais informações sobre o caso. 

Produção: Guilherme Jacques



MAIS SOBRE

Últimas Notícias