SERVIÇO
Mais de 400 veículos abandonados foram retirados das ruas de Porto Alegre em 2022
Saiba como denunciar quando forem identificadas situações do tipo
Porto Alegre teve 464 veículos abandonados recolhidos das ruas em 2022. Destes 419 foram retirados pelos proprietários após notificação da Empresa Pública de Trânsito e Circulação (EPTC), 37, levados aos depósitos do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e da própria EPTC e, ainda, oito, encaminhados para a Unidade de Triagem da Lomba do Pinheiro para comercialização como resíduo reciclável. Os números foram divulgados nesta terça-feira (10) pela EPTC.
De acordo com o órgão, a legislação municipal não prevê autuação por abandono de veículo. Porém, multas podem ser aplicadas quando o abandono é registrado onde a sinalização de trânsito proíbe ou ainda sobre a calçada, parques ou praças. A notificação da EPTC se dá pelo correio ou, caso ele não seja encontrado, por edital. A população pode denunciar situações de abandono ou outra situação irregular pelo telefone 118, da EPTC, ou 156, da Prefeitura de Porto Alegre.
A EPTC afirma que a remoção é realizada pelo menos uma vez por semana, com a constatação das condições de abandono dos veículos pela equipe técnica. Os carros ou similares que são levados para o depósito do Detran ou da EPTC ficam à disposição do proprietário por, no mínimo 60 dias, e, depois, podem ser leiloados.
Ao todo, foram registrados 609 ocorrências de retiradas de veículos em condições de abandono ou sucata em 2022. Porém, parte delas ainda estão processo de notificação aos proprietários ou ainda tramitam junto aos órgãos de justiça que colocaram restrição no sistema por penhora ou por busca e apreensão, por exemplo.