Notícias



Em Porto Alegre

ONG recruta mulheres que desejam aprender a restaurar prédios tombados no Centro

Selecionadas receberão orientações e serão remuneradas pelo trabalho

10/01/2023 - 17h35min

Atualizada em: 10/01/2023 - 17h36min


Diário Gaúcho
Diário Gaúcho
Jonathan Heckler / Agencia RBS
Cada selecionada ganhará salário de auxiliar de restauro no valor de R$ 1,7 mil, além de benefícios como vale refeição e vale transporte

 Mulheres que desejam trabalhar com arquitetura urbana e construção civil terão uma oportunidade em Porto Alegre. Na próxima segunda-feira (16), na sede do Sine (Avenida Sepúlveda, s/n), a ONG Mulher em Construção, fundada em Canoas, e o Estúdio Sarasá, de São Paulo, especializado em conservação e restauração do patrimônio histórico, vão receber cadastros de candidatas interessadas em aprender a restaurar prédios tombados no centro da Capital.

Dois grupos, em diferentes horários, vão receber as candidatas. O primeiro ocorre pela manhã, entre 8h30min e 10h30min, com a oferta de 30 vagas, e o segundo à tarde, entre 13h30min e 15h30min, com outras 30 vagas. O evento é aberto, não é necessário inscrição para participar desse cadastro, mas será respeitada a capacidade de 30 lugares da sala em cada horário.

Leia mais:
Há vagas: saiba como concorrer a mais de 2,3 mil oportunidades de trabalho no RS
O que o candidato precisa saber a poucos dias do vestibular da UFRGS
Porto Alegre terá mais dois locais para atendimento do CadÚnico a partir da próxima semana

As candidatas devem levar seus currículos. Elas vão conhecer as ações da ONG Mulher em Construção e do Estúdio Sarará, além do programa de trabalho de restauração previsto para começar no próximo mês.

Na primeira fase, serão selecionadas 20 das 60 participantes das reuniões, preferencialmente moradoras da Região Metropolitana e com experiência em obras. As demais cadastradas podem ser chamadas posteriormente para dar continuidade ao planejamento.

O expediente de trabalho é de segunda a quinta-feira, das 7h às 12h e das 13h às 17h. Na sexta-feira, será das 7h às 12h e das 13h às 16h. As mulheres vão receber orientação de monitoras da ONG Mulher em Construção e da equipe do Estúdio Sarasá. Cada selecionada ganhará  salário de auxiliar de restauro no valor de R$ 1,7 mil, além de benefícios como vale refeição e vale transporte.

Segundo a ONG Mulher em Construção, será dado preferência a mulheres que tenham experiência como pedreira, marceneira e carpinteira. Mas candidatas sem qualquer prática na área também são estimuladas a participar. "As exigências efetivas são querer aprender, mostrar interesse em atuar em intervenções nos bens culturais no centro da Capital, ter vontade e comprometimento com o trabalho a ser desenvolvido em fachadas históricas, em seus elementos construtivos e artísticos, nos prédios tombados no Centro de Porto Alegre", diz nota enviada pela entidade.

Últimas Notícias