Pergunte ao DG
Ônibus: depois da pandemia, eles voltarão ao normal ou não?
Em seção especial, Diário Gaúcho responde dúvidas de leitores. Para enviar sua questão, entre em contato pelo WhatsApp (51) 99759-5693
Apesar de a pandemia de covid-19 não ter acabado, grande parte das atividades cotidianas foram retomadas. Inclusive as aulas e o trabalho presencial. Isso, mais a percepção de ônibus lotados e pouca oferta de horários no transporte público, levou o corretor de imóveis Renato Bueno, 67 anos, a procurar o DG.
Morador do bairro Teresópolis, na Capital, ele questiona:
– Se todas as empresas e escolas já voltaram a funcionar normalmente, por que os ônibus não voltam?
LEIA MAIS
Junte & Ganhe: onde conseguir selos perdidos
Trilhos dos bondes: o que será feito com eles?
Embalagens menores no supermercado
A resposta
Adão de Castro Júnior, secretário municipal de Mobilidade Urbana, é quem responde ao leitor:
– Desde 2013, o transporte público sofre com a perda de passageiros. Até 2019, o sistema havia perdido de 25% a 30% dos usuários, e a situação se agravou com a pandemia. A queda no número de passageiros foi de 70%. São 586 mil passageiros transportados diariamente, o que representa 70% do que tínhamos em 2019.
– A prefeitura tem concentrado esforços para qualificar o sistema de transporte público. Entre as ações, está o programa Mais Transporte, lançado em abril. Reativamos 24 linhas, colocando aproximadamente 3,5 mil viagens a mais. E, hoje, oferecemos mais de 12 mil em dias úteis. Esse incremento na oferta é fruto de uma análise permanente da nossa equipe técnica – conclui.
Produção: Guilherme Jacques