Notícias



Contra a covid-19

Como está a aplicação da vacina bivalente na Região Metropolitana

Alguns municípios já iniciaram a vacinação em idosos do público geral; outros, seguem imunizando quem vive em Instituições de Longa Permanência

24/02/2023 - 11h46min

Atualizada em: 24/02/2023 - 11h48min


Guilherme Milman
Guilherme Milman
Enviar E-mail
Lauro Alves / Agencia RBS
Nova versão da vacina protege contra a variante Ômicron

Municípios da Região Metropolitana estão iniciando a ampliação do público alvo para a vacinação bivalente contra a covid-19. A campanha de imunização em todo o estado iniciou no último dia 14 de fevereiro. Dos nove municípios consultados por GZH, quatro afirmaram já ter avançado no calendário de vacinação. Outros três deverão fazer a ampliação na próxima semana. 

A maioria das prefeituras segue vacinando trabalhadores e moradores de Instituições de Longa Permanência (ILPs). Em Porto Alegre, idosos a partir dos 90 aos serão contemplados a partir de segunda-feira (27)

A vacina bivalente, fabricada pelo laboratório Pfizer-Biontech, serve para proteger contra a variante Ômicron, além de imunizar contra a variante original que transmite a doença. Para receber a aplicação, é necessário ter recebido pelo menos duas aplicações de outros imunizantes.

Como está a vacinação em municípios da Região Metropolitana:

Alvorada: atualmente, as doses estão  destinadas exclusivamente a residentes e trabalhadores de Instituições de Longa Permanência de Idosos. Segundo a prefeitura, ainda não há previsão para ampliação de novos públicos. 

Cachoeirinha: pessoas a partir dos 75 anos estão sendo vacinadas. O serviço ocorre no Centro de Saúde do Idoso, localizado ao lado da prefeitura. Nesta sexta-feira (24), a secretária municipal da saúde irá avaliar a ampliação. 

Canoas: o município segue vacinando idosos de instituições de longa permanência. Uma ação será realizada no sábado para intensificar a imunização nesse público. Por enquanto, ainda não há uma data para ampliação do cronograma. 

Esteio: a imunização segue ocorrendo para residentes em Instituições de Longa Permanência. A partir de segunda-feira (27), o município começará a aplicar o imunizante em idosos a partir dos 70 anos e e pessoas imunossuprimidas com 12 anos ou mais. Inicialmente as doses serão aplicadas no Centro de Vacinação que fica ao lado da sede da Secretaria Municipal da Saúde. A expectativa pe que o serviço fique disponível nas Unidades de Saúde até quarta-feira (1º). 

Gravataí: segue a imunização de idosos em Instituições de Longa Permanência. A ampliação para pessoas a partir dos 75 anos será na segunda-feira (27). Os locais de aplicação ainda não foram informados. 

Novo Hamburgo: a vacina bivalente está sendo aplicada em idosos acima de 70 anos. O serviço está disponível em todas as Unidades de Saúde e na Casa da Vacina. O município ainda não tem previsão para contemplar novos públicos. 

São Leopoldo: as aplicações seguem ocorrendo apenas em Instituições de Longa Permanência. O município avalia ampliar o serviço para idosos a partir dos 75 anos a partir da próxima segunda-feira. 

Viamão: o município ampliou na última quarta-feira (22) a vacinação para pessoas com 70 anos ou mais. O serviço está disponível em cinco unidades de saúde: Santa Isabel, São Lucas, Policlínica Central, Águas Claras e Itapuã. Não há previsão para ampliação de público. 

Sapucaia do Sul: a partir desta quinta, as doses da vacina bivalente estão disponíveis para pessoas com  70 anos ou mais, imunossuprimidos com comprovação a partir dos 12 anos e comunidades indígenas. A vacinação ocorre em todas as unidades de saúde.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias