Notícias



Posso Entrar?

Cris Silva: "Pode entrar, Lucia"

Colunista traz histórias inspiradoras de vida e trabalho todas as sextas-feiras

17/03/2023 - 06h00min


Agência RBS / Agência RBS
Cris Silva

Eu já escrevi aqui na coluna um montão de histórias. Todas de mulheres que criaram coragem e foram em busca do sonho de ter seu próprio negócio ou da realização pessoal. A partir de hoje, vou trazer um pouco de arte: mulheres que empreendem na literatura.  

A primeira delas retomou a paixão pelos livros depois que o filho nasceu, aproveitou as horas de soninho do pequeno e devorou obras. Foi a inspiração que precisava para se aventurar na escrita. Com vocês, Lucia Moro, 39 anos, moradora de Porto Alegre e autora do livro "UM", que entrou na lista dos livros mais vendidos do Brasil em 2022. 

Leia outras colunas da Cris Silva

FOI ASSIM 

"Sempre gostei de escrever. Quando criança, dizia que seria 'escriteira', mas de fato nunca investi para me profissionalizar em uma área que abraçasse essa paixão. Me formei em Educação Física e trabalhava como instrutora de Pilates. Durante meu primeiro puerpério, quando parei de trabalhar para cuidar do meu filho, virei leitora voraz de romances. Assim, minha criatividade aflorou, e escrever foi quase automático. Mas escrevi como terapia, sem intenção de publicar. Minha trilogia completa dez anos, e só há dois eu lancei o primeiro volume."

PAIXÃO ANTIGA 

"O imenso volume de livros que li quando meu primeiro filho nasceu reacendeu essa chama que eu tinha desde criança. Algo que a vida adulta tinha tirado de mim. Acredito que a literatura tem o poder de aumentar a empatia, trabalhar os relacionamentos, despertar sensações que façam o leitor olhar para si e para sua vida de outra forma. Através de uma leitura de lazer, se pode mudar a forma de viver a vida. Acho a biblioterapia algo mágico."

Arquivo pessoal / Arquivo pessoal
Lucia

O MEU RECADO 

"Como os romances que eu escrevo são eróticos, minha intenção é, além de mostrar aspectos humanos dos relacionamentos, levar o leitor a aumentar o repertório ao lidar com seu próprio relacionamento afetivo, se tornando mais empático, flexível. É também mostrar como a sexualidade precisa ser apreciada na construção da vida a dois. Com foco no feminino, acredito na importância de normalizar a temática sexual para que as mulheres se sintam mais encorajadas neste cenário culturalmente machista e naturalmente humano."

CURIOSIDADE 

"UM, o primeiro volume da trilogia Infinito, entrou na lista Publish News dos livros mais vendidos do Brasil em 2022. O cenário do automobilismo, trazido no universo do protagonista masculino, é descrito com muita propriedade porque meu marido é piloto e construtor de carros de corrida (o carro do livro é o que ele constrói), mas a história não é baseada em fatos reais!"

DAQUI PRA FRENTE 

"Em 2021, lancei UM. No final de 2022, chegou MOMENTO e, em 2023, lançarei PARA SEMPRE, o último livro da trilogia Infinito. Eu amo a escrita e pretendo seguir nesse caminho com a segunda trilogia que já tenho finalizada, unindo as palestras que participo falando sobre autocuidado, sexualidade feminina e a naturalidade de sermos completas e conversando com mulheres no meu Instagram @lucia.f.moro."

RECADO DA CRIS 

"A literatura é a maneira mais agradável de ignorar a vida."



MAIS SOBRE

Últimas Notícias