Notícias



Instabilidade

Inmet alerta para risco de tempestade nesta sexta-feira em todo o RS

Regiões como Fronteira Oeste, Norte, Noroeste e Central serão as mais afetadas, com chuva forte e rajadas de vento de até 70 km/h

31/03/2023 - 09h34min

Atualizada em: 31/03/2023 - 09h46min


GZH
GZH
Ivan Pacheco / Agência RBS
Na Capital, a oscilação térmica fica entre 20°C e 31°C

Tempo instável e risco de temporal marcam esta sexta-feira (31) no Rio Grande do Sul. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta na cor laranja para tempestade, o qual sinaliza "perigo". O aviso segue até as 10h. Segundo a Climatempo, regiões como Fronteira Oeste, Norte, Noroeste e Região Central serão as mais afetadas, com chuva forte e rajadas de vento de até 70 km/h.

Em outras áreas do Estado, como Serra, Região Metropolitana, Sul e Litoral, as precipitações ocorrem de forma mais pontual a partir da tarde, com chances menores de tempestade.

Os maiores acumulados estão previstos para Alegrete, na Fronteira Oeste, com 33 milímetros  - o que representa 25% do volume de água previsto para março no local. Em Porto Alegre, o volume de chuva pode chegar a 16mm, o que significa 15% na média mensal.

A temperatura mínima está prevista para Pedras Altas, no Sul: 11°C. A máxima de 36°C deve ser marcada pelos termômetros de Vicente Dutra, no Norte. Na Capital, a oscilação térmica é de 20°C e 31°C.

A perspectiva é que o tempo fique firme em grande parte do Estado no sábado (1º). Há previsão de chuva isolada apenas no Norte e no Litoral Norte. Porém, rajadas de vento de até 70km/h poderão ser registrados na Região Metropolitana. 

A mínima de 7°C ocorre em Caçapava do Sul, na Campanha, e em São José dos Ausentes, na Serra. Já a máxima de 31°C vai ser registrada em Novo Tiradentes, no Norte. Em Porto Alegre, a variação fica entre 15°C e 24°C.

Veja como deve ficar o tempo na sua região nesta sexta-feira:

Região Metropolitana: a sexta-feira amanhece com sol entre nuvens. Na segunda metade do dia, há previsão de pancadas de chuva. Em Esteio, os termômetros variam de 21°C a 31°C.
Campanha: a sexta-feira começa com tempo nublado, e pancadas de chuva podem ocorrer a qualquer momento do dia. Em Candiota, os termômetros variam de 15°C a 26°C.
Fronteira Oeste: a sexta-feira amanhece com sol entre nuvens, mas, à tarde, podem ocorrer pancadas de chuva. À noite, o tempo volta a ficar firme. Em Uruguaiana, os termômetros variam de 18°C a 28°C.
Litoral Norte: a sexta-feira amanhece com sol entre nuvens. Na segunda metade do dia, há previsão de pancadas de chuva. Em Torres, os termômetros variam de 21°C a 29°C.
Litoral Sul: a sexta-feira começa com tempo nublado, e pancadas de chuva podem ocorrer a qualquer momento do dia. Em Rio Grande, os termômetros variam de 17°C a 29°C.
Região Central: a sexta-feira amanhece com sol entre nuvens. Na segunda metade do dia, há previsão de pancadas de chuva. Em Santa Maria, os termômetros variam de 19°C a 29°C.
Região Noroeste: a sexta-feira amanhece com sol entre nuvens. Na segunda metade do dia, há previsão de pancadas de chuva. Em Cruz Alta, os termômetros variam de 20°C a 27°C.
Região Norte: a sexta-feira amanhece com sol entre nuvens. Na segunda metade do dia, há previsão de pancadas de chuva. Em Passo Fundo, os termômetros variam de 17°C a 27°C.
Região Sul: a sexta-feira começa com tempo nublado, e pancadas de chuva podem ocorrer a qualquer momento do dia. Em Canguçu, os termômetros variam de 13°C a 25°C.
Serra: a sexta-feira amanhece com sol entre nuvens. Na segunda metade do dia, há previsão de pancadas de chuva. Em Vacaria, os termômetros variam de 17°C a 28°C.

Veja como deve ficar o tempo em algumas cidades nesta sexta-feira:

Porto Alegre: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 20°C e máxima de 31°C.
Bagé: chuva intercalada com períodos de tempo nublado. Mínima de 16°C e máxima de 24°C.
Capão da Canoa: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 22°C e máxima de 32°C.
Caxias do Sul: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 19°C e máxima de 29°C.
Erechim: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 16°C e máxima de 26°C.
Lajeado: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 22°C e máxima de 32°C.
Mostardas: chuva intercalada com períodos de tempo nublado. Mínima de 19°C e máxima de 30°C.
Passo Fundo: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 17°C e máxima de 27°C.
Pelotas: chuva intercalada com períodos de tempo nublado. Mínima de 14°C e máxima de 29°C.
Rio Grande: chuva intercalada com períodos de tempo nublado. Mínima de 17°C e máxima de 29°C.
São Borja: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 20°C e máxima de 31°C.
Santa Cruz do Sul: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 20°C e máxima de 29°C.
Santa Maria: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 19°C e máxima de 29°C.
Santa Rosa: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 21°C e máxima de 31°C.
Torres: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 21°C e máxima de 29°C.
Tramandaí: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 22°C e máxima de 31°C.
Uruguaiana: chuva intercalada com períodos de tempo nublado. Mínima de 18°C e máxima de 28°C.
Xangri-lá: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 22°C e máxima de 30°C.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias