Notícias



Capacitação gratuita 

Instituto Proa oferece 2 mil vagas para curso que prepara jovens para o mercado de trabalho

A formação é online e tem duração de três meses

28/03/2023 - 08h58min

Atualizada em: 28/03/2023 - 08h59min


GZH
GZH
Antonio Valiente / Agencia RBS
Curso conta com aulas síncronas uma vez por semana

O Instituto Proa está com duas mil vagas abertas para jovens gaúchos que buscam se preparar para o mercado de trabalho. A capacitação Plataforma Proa é online e é voltada para jovens de 17 a 22 anos que já tenham concluído ou estejam cursando o terceiro ano do Ensino Médio em escolas públicas do Estado. As inscrições vão até o dia 8 de maio e aulas têm início em 15 de maio.  

O curso tem duração de três meses e as aulas são divididas em cinco módulos, que tratam de autoconhecimento, projeto profissional, raciocínio lógico, comunicação e trilhas técnicas de diferentes tipos de carreiras. A capacitação requer dedicação de 1h30min diária do estudante, além de presença nas aulas ao vivo, que ocorrem todas as quartas-feiras. 

Para aproveitarem a oportunidade de se capacitar gratuitamente e serem encaminhados para o mercado de trabalho, os jovens egressos ou alunos de escolas públicas precisam apenas se inscrever no site do Proa. Depois da inscrição, os candidatos passam por uma prova simples de português, matemática e análise de perfil. Os selecionados iniciarão a formação no dia 15 de maio e receberam certificado após a conclusão. 

Fundada há 15 anos, a organização sem fins lucrativos oferece oportunidades para jovens desenvolverem suas carreiras. No Rio Grande do Sul, o Proa conta com a parceria da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional, por meio da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), e da Secretaria da Educação. Também são apoiadores o Instituto Cyrela e a Fundação Casas Bahia – que, além de viabilizar a realização do curso no Estado, oferecem vagas de emprego aos formados. 

É a quarta turma de formação oferecida pelo Proa no Estado. O instituto completou 15 anos de atividades em 2022 e já impactou mais de 36 mil jovens no Brasil. Dos inscritos no Rio Grande do Sul, 374 jovens concluíram o curso e 172 foram empregados nas empresas parceiras. 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias