Notícias



Enxurrada

Itati ainda tem seis famílias desabrigadas por deslizamentos de terra ou por estarem em áreas de risco

Na segunda-feira (6) a Defesa Civil chegou a contar 60 residências que tiveram que ser abandonadas após a enchente que atingiu o Litoral Norte neste começo de semana

07/03/2023 - 22h06min


Ian Tâmbara
Ian Tâmbara
Enviar E-mail
Ian Tâmbara / Agencia RBS
Mário dos Santos viu a casa ser levada pela enxurrada

O município de Itati foi um dos mais afetados pela forte chuva que atingiu o Litoral Norte neste começo de semana e que ocasionaram cheias de rios, principalmente do Três Forquilhas, no Litoral Norte. Na segunda-feira (6), a Defesa Civil contabilizou 60 famílias desabrigadas. No entanto, com a precipitação cessando, nesta terça-feira (7), restavam apenas seis, entre atingidas por deslizamentos ou que estavam em áreas de risco.

Uma delas é a família do marceneiro Mário dos Santos, 52 anos, que viu a casa desabar inteira com o deslizamento de terra. Ele conseguiu se antecipar e saiu de casa junto da esposa, de 38 anos, o filho de 14 e a filha de 9, antes que a estrutura cedesse.

— Estávamos sentados, tomando chamarão, quando ouvi estalos. Então, saí de casa e vi o morro descendo, com os pés de banana rodando abaixo — afirma Mário, que só conseguiu tirar algumas roupas e documentos da casa antes de vê-la ficar pendurada no morro.

Leia mais
Cinco destinos para visitar no Litoral Norte o ano inteiro
Polícia deve investigar como homicídio culposo morte de jovem após acidente em ponte sobre o Rio Mampituba
Muito trabalho e pouco mar: como é a rotina de um vendedor fantasiado de Homem-Aranha no litoral do RS

Ao lado da casa dele, há pelo menos mais quatro ou cinco residências, todas de madeira e na beira do vale. Elas ainda aguardam atendimento da Defesa Civil pra saber se podem seguir ali ou não.

Cerca de 20% a 30% da população chegou a ficar ilhada pela obstrução de estradas, de acordo com o prefeito Flori Werb. Na localidade de Arroio do Padre, no interior do município, moram 20 famílias ao longo de uma estrada que chegou a ter bloqueios. Até o final da tarde de terça, a área estava liberada, apesar do risco de novos deslizamentos.

Na localidade de Arroio Carvalho, distante cerca de dois quilômetros do acesso ao Rio do Pinto, os deslizamentos bloquearam a única estrada. Pelo menos seis famílias ainda estavam ilhadas até a metade da tarde, quando uma retroescavadeira era utilizada pela prefeitura para reabrir o caminho. Galhos, pedras e terra impediram a passagem pela região.

Durante a chuvarada, o nível do Rio Três Forquilhas subiu tanto que atingiu e rompeu cabos de aço da ponte pênsil que liga Itati ao município de Três Forquilhas. No lado de Itati, a água se espalhou por um campo de futebol e chegou a bater na porta de uma unidade de saúde. Já na margem contrária, o avanço do rio chegou até as casas ribeirinhas. 

— Nunca tinha visto isso acontecer aqui. Era um lugar lindo, e agora está cheio de entulho — afirma a microempresária Ana Camila Dias, de 28 anos, moradora da região.

A casa de Ana Camila fica sobre uma base de concreto de cerca de 1,5m e que a salvou da enchente. Porém, alguns vizinhos não tiveram a mesma sorte. Em uma casa ao lado, a água levou móveis e subiu por alguns centímetros nas paredes de madeira.

Vice-governador sobrevoa a região

Joel Vargas / Palácio Piratini
Gabriel Souza acompanhou a Defesa Civil na visita ao Litoral Norte após enchente ter deixado rastro de estragos pela região

As aulas foram suspensas nesta segunda e terça e a prefeitura de Itati decretou situação de emergência. Nesta quarta-feira (8), a intenção é retomar o calendário letivo, mas com abono de falta a alunos que não possam comparecer por estarem ilhados ou desabrigados.

O município de Itati já decretou situação de emergência. Maquiné, Três Forquilhas, Dom Pedro de Alcântara e Morrinhos do Sul informaram que pretendem entrar com o pedido. 

No final da manhã, o vice governador Gabriel Souza sobrevoou a região do Rio Três Forquilhas e explicou os atendimentos já realizados pela Defesa Civil, que incluem o fornecimento de materiais de primeira necessidade, como roupas, alimentos e itens de higiene. Equipes do órgão estiveram visitando as áreas afetadas para contabilizar os estragos e auxiliar as prefeituras.

— Também estamos planejando as próximas ações, que envolvem recuperação das estradas, pontes, escolas e outros espaços danificados. Recebemos os pedidos de decreto de emergência dos municípios e vamos reconhecê-los para garantir uma atuação mais rápida no que for preciso — afirma Souza.

O vice-governador lamentou a morte de uma moradora de Terra de Areia, que teve seu carro arrastado pela cheia do Rio Três Forquilhas. 

— Trago aqui a minha solidariedade, do governador Eduardo Leite e de todo o governo do Estado à população do Litoral Norte. Estamos reunindo todos os esforços para apoiar a região e garantir rapidez na resolução dos problemas ocasionados pelas fortes chuvas —disse. 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias