Eu Sou do Samba
Oficinas gratuitas da Estado Maior da Restinga oferecem oportunidade para novos talentos e toda comunidade
Colunista Alexandre Rodrigues escreve sobre Carnaval e samba nas edições de sexta-feira do Diário Gaúcho
A atual campeã da série Ouro do Carnaval de Porto Alegre, Estado Maior da Restinga, deu início no dia 6 de maio a uma série de oficinas com o objetivo de descobrir novos talentos. São as aulas de samba no pé, que terão outro encontro amanhã na quadra da escola (Avenida João Antônio Silveira, 2.245), às 16h. O primeiro casal de passistas, Adilson Soares e Tamara Silva, é quem comanda mais uma das aulas gratuitas e abertas ao público.
– Há algum tempo, eu e a Tamara já vínhamos trabalhando na área de samba no pé e projetando criar novos praticantes para o segmento de passistas. Ficamos empolgados com a iniciativa da escola, que pode nos dar uma grande abertura para começar a construir um sonho nosso e de muitas pessoas. Graças a Deus, a primeira aula foi um sucesso e, agora, é só seguir e aprimorar com todos os envolvidos – comenta Adilson.
– Acreditamos que, através das oficinas, poderemos transformar vidas, elevando a autoestima das pessoas e auxiliando no processo de desenvolvimento da saúde física e mental, possibilitando a convivência e trocas de experiências. Realizar esse trabalho é trazer a comunidade para dentro da escola. É abrir as portas para que as pessoas participem dos nossos projetos, que visam fomentar a cultura carnavalesca em Porto Alegre. Estamos muito gratos ao presidente Aldo (Rabelo Carlos) – ressalta Tamara.
Em tempo: Adilson e Tamara estão confirmados junto ao pavilhão da Estado Maior da Restinga no Carnaval de 2024.
Logo após o encontro, amanhã, Marcelinho e Hélida Freitas seguem as atividades com o primeiro dia das aulas de mestre-sala e porta-bandeira, a partir das 18h – também de forma gratuita e aberta a todos os públicos.
A ficha de inscrição para as duas atividades está disponível em bit.ly/oficinastinga. Vale ressaltar que as aulas seguirão em sábados alternados.
Não para por aí...
A agremiação está com inscrições abertas para a oficina de percussão dos Tinguerreiros, que ocorrerá de 8 de julho a 2 de dezembro, sempre aos sábados, das 16h às 17h, de graça. A idade mínima para participar é oito anos. Menores de idade devem obrigatoriamente
ir acompanhados dos pais ou responsáveis no primeiro dia, quando serão passadas mais informações. O mestre da bateria Fábio Freitas, o Fabinho, é quem vai liderar o curso. O formulário de inscrição pode ser acessado pelo link bit.ly/tinguerreiros.
Solidariedade
A bateria da escola está realizando uma campanha do agasalho. Quem quiser contribuir, pode levar um quilo de alimento não perecível ou roupas diretamente na quadra.
Despedida
Por meio de uma publicação no Instagram, Marina Leite anunciou na terça-feira sua saída da Imperatriz Dona Leopoldina após oito anos como primeira porta-estandarte.
Ela fez questão de agradecer a oportunidade dada pela presidência e direção da escola ao longo desse tempo.
“É um ciclo que eu jamais na vida gostaria de pausar, mas são situações que se fazem necessárias quando o coração pede. Hoje tenho muito orgulho de ser uma mulher preta, carnavalesca, graduada, pós-graduada, independente e livre pra viver e amar quem eu quiser. E dentro disso, o Carnaval me deu muito aprendizado e experiências”, escreveu.
Boa sorte na nova jornada, Marina!
Luto
Morreu ontem, aos 74 anos, a porta-estandarte e porta-bandeira Gilclair. Gilca, como era conhecida, passou pelas escolas Bambas da Orgia, Acadêmicos da Orgia e Império da Zona Norte.
Sentimentos aos familiares e amigos.