Seu Problema é Nosso
Projeto leva hip hop, debates e oficinas culturais para escolas do Vale do Caí
Ação gratuita busca incentivar o pensamento crítico sobre temas sociais
Visando incentivar o pensamento crítico sobre temas como inclusão, bullying e preconceito, o artista Pedro José da Silva, 55 anos, conhecido como MC Pedrão, promove o Hip Hop Além das Ruas. A iniciativa leva palestras, debates e oficinas culturais gratuitas para escolas públicas da região do Vale do Caí e já contemplou mais de 5 mil estudantes.
A ação nasceu na década de 1980, após um amigo do grupo musical de MC Pedrão ser assassinado. O impacto levou o rapper a refletir sobre a violência urbana e o inspirou a abordar o assunto em músicas, rodas de conversas e de slam. Inicialmente, o projeto atuava apenas em Montenegro, mas com o tempo se expandiu para outras cidades.
– A gente leva dança, cultura e autoestima para esses jovens. As pessoas acreditam que na comunidade só tem criminalidade, mas isso não é verdade. Há muitas coisas boas na periferia, muito talento e muita inovação. Nós só precisamos valorizar. É isso que a iniciativa se propõe. Sempre digo que o diamante nasce na lama – comenta o artista, que, por ser um dos precursores do estilo musical no Estado, recebeu o título de embaixador do hip hop gaúcho, em 2021.
LEIA MAIS
No Morro Santana, projeto que ensina boxe de forma gratuita sonha com espaço para aulas
Em Viamão, comunidade apela por segurança na RS-040
Em Tramandaí, projeto solidário faz campanha para erguer sede
Exemplo
Além de MC Pedrão, outras cinco pessoas são voluntárias na ação. Uma delas é Henry Adriel Rodrigues Moura, 23 anos, que participou da iniciativa enquanto estudante e viu suas perspectivas mudarem.
– O projeto foi uma referência positiva para mim. Projetos desse tipo são válvulas de escape e um fator motivacional para que jovens da periferia consigam seguir os seus sonhos. Também nos inspiram a querer fazer algo semelhante e ser exemplo para as crianças. Foi exatamente o que aconteceu comigo – relata o auxiliar de serviços escolares.
Inspirado no Hip Hop Além das Ruas, Adriel, junto com amigos, iniciou o projeto Slam do Monte Negro, ação que promove aulas e competições da modalidade para crianças e adolescentes do bairro Senai, de Montenegro. Todo o trabalho é feito gratuitamente na Casa de Cultura Senai.
– Nosso objetivo é formar social e culturalmente a juventude. É fazer com que ela também se torne atuante no movimento hip hop daqui alguns anos, como um ciclo de conscientização – afirma.
Colabore
/// Informações sobre o projeto de MC Pedrão podem ser obtidas pelo contato: (51) 99596-2826.
/// O Slam do Monte Negro está em busca de doações de impressora, projetor e material escolar. Os itens serão utilizados para o desenvolvimento das atividades culturais. Mais informações pelo telefone: (51) 99709-3237, com Adriel.
Produção: Júlia Ozorio