Mobilização
Saiba como os donativos chegam aos atingidos pela enchente no Vale do Taquari; veja como ajudar
A Defesa Civil do RS está centralizando o recebimento dos mantimentos com a meta de facilitar a logística e a distribuição
Após os danos deixados pela enchente, o Vale do Taquari recebe uma série de iniciativas com a meta de reconstruir os municípios mais afetados. Doações de voluntários de diversas partes do Estado chegam na região desde a semana passada. Para facilitar a logística e a distribuição dos materiais doados, a Defesa Civil do Estado busca centralizar o recebimento desses itens.
Nesse sentido, Encantado e Lajeado são os dois municípios com as principais bases para recebimento de doações. Porto Alegre também entra nessa rota em razão da capacidade de armazenamento do depósito e da facilidade de logística.
Na atualização desta segunda-feira (11), o governo do Estado informou que os principais itens demandados são luvas e botas de borracha, baldes, panos, vassouras, rodos e escovas de limpeza, água sanitária, de desinfetante, sabão em pó, detergente líquido, esponjas e panos de limpeza. Além disso, fraldas, roupas íntimas, absorventes e roupas de cama entram nessa lista.
Centralização
As doações são encaminhadas para os centros de distribuição, que centralizam o encaminhamento dos materiais aos municípios afetados.
Diversas cidades tem locais de coleta. No entanto, para facilitar a logística, alguns pontos estratégicos estão sendo priorizados nesse processo.
No momento, os principais locais são esses:
Encantado
- Centro de Distribuição: Parque João Batista Marchese, localizado na Rua dos Imigrantes, bairro Lambari
Lajeado
- Base de apoio logístico 1 da Defesa Civil Estadual no Vale do Taquari: Rua Sabiá, 1380, Bairro Carneiros
- Base de apoio logístico 2 da Defesa Civil Estadual no Vale do Taquari: Avenida ACVat, 94
Porto Alegre
A Defesa Civil também solicita que as doações sejam centralizadas em Porto Alegre em razão da capacidade de armazenamento.
- Armazéns A4, A5, e A6 do Cais do Porto, localizado na Avenida Mauá, 1050, Centro Histórico.
Como ocorre a distribuição
Os produtos doados são distribuídos aos moradores via prefeitura. A assistência social de cada município cadastra as vítimas e faz um levantamento dos itens mais demandados. Com essa lista, o Executivo municipal vai até o centro de distribuição e informa o que precisa. Após receber os produtos, a assistência social de cada cidade entrega aos moradores.
Portanto, moradores não retiram os produtos diretamente nos centros de distribuição. O cidadão precisa procurar a assistência social e informar suas necessidades.
Voluntários
Pessoas interessadas em auxiliar nos trabalhos de recuperação em Muçum e Roca Sales devem realizar cadastro na prefeitura de Encantado. Ideal é que essas pessoas levem materiais de trabalho, como vassoura, rodo, pá, enxada, balde.
Caso a pessoa tenha reunido um grupo de voluntários, o cadastro pode ser da equipe. Não precisa realizar o processo individualizado para cada voluntário.
O governo também lançou, via Secretaria da Saúde (SES), um canal de cadastro para profissionais de saúde voluntários para atendimento à população nos municípios do Vale do Taquari afetados pelo desastre. O SOS Vale do Taquari precisa de médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, entre outros, com disponibilidade de carga horária para compor um banco de profissionais. O Piratini reforça que o cadastro não garante o chamamento do profissional e não gera vínculo empregatício com o Estado. Para realizar o cadastro, basta acessar o site: https://saude.rs.gov.br/cadastro-de-profissionais