Funcionamento 24 horas
Casa de passagem com capacidade para atender 50 homens em situação de rua abre em Porto Alegre
Estrutura possibilita permanência por até três meses, prazo que pode ser prorrogado; encaminhamento é feito por equipe técnica especializada
Um novo espaço de acolhimento para a população em situação de rua foi inaugurado nesta quarta-feira (25) em Porto Alegre. A nova casa de passagem foi aberta no bairro Cavalhada e tem capacidade para 50 homens.
A estrutura funcionará 24 horas e permitirá a permanência por até três meses, com a possibilidade de renovação. Diferentemente de albergues, que podem ser acessados espontaneamente pelo morador em situação de rua, na casa de passagem é preciso ser encaminhado por equipe técnica especializada. Em razão disso, o endereço da residência não é divulgado pela prefeitura.
Durante o período de permanência, os acolhidos receberão atendimento, visando promover a reintegração social. Depois, poderão ser encaminhados para suas famílias, para oportunidades de emprego e outros serviços sociais. Com a inauguração, Porto Alegre passa a oferecer 1.287 vagas em albergues, centros POP, abrigos, pousadas e assistência habitacional.
— Só é possível ingressar na casa de passagem após avaliação da Fasc. As pessoas acolhidas serão direcionadas a um dos serviços especializados, que encaminham para a família de origem, mercado de trabalho e outros serviços até a reorganização pessoal — explica o presidente da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), Cristiano Roratto.
A casa de passagem é coordenada pela Fasc em parceria com a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (Adra).