Seu Problema É Nosso
Na Capital, idosa aguarda há três meses por exame
Luiza Trindade, 91 anos, procurou o Hospital Banco de Olhos para tratar problema de visão
Aos 91 anos, a funcionária pública aposentada Luiza Trindade aguarda há mais de três meses por uma consulta com neurologista. A avaliação é necessária para que ela possa fazer um exame de ressonância, recomendado por um médico do Hospital Banco de Olhos (HBO).
A idosa procurou o HBO em julho, após perceber que a visão de seu olho esquerdo estava “embaçada”.
– Passei a ter dificuldades em enxergar e estava com muita dor de cabeça. Já tive trombose no olho direito, por isso procurei o Hospital – relata a moradora do bairro Medianeira, na Capital.
Conforme a orientação do HBO, quem deve solicitar o exame de ressonância é um neurologista encaminhado pela Clínica da Família Moab Caldas, unidade de referência da idosa.
Espera
De acordo com informações do sistema de monitoramento de consultas do município, o tempo de espera para atendimento com neurologista costuma demorar em média 593 dias e Luiza aguarda há 99. Após receber atendimento com especialista, a idosa ainda precisará enfrentar mais uma fila para realizar a ressonância. Por isso, não há previsões para fazer o exame. Somente com o laudo em mãos, a aposentada poderá retornar ao HBO para obter um diagnóstico e receber o tratamento adequado. Enquanto isso, a idosa precisa recorrer ao uso de medicamentos para aliviar suas dores. A deficiência visual também afeta consideravelmente sua rotina:
– De um olho, eu já não enxergo quase nada. Se perder a visão do outro, fico quase cega. Para ler o jornal já tenho muita dificuldade, tenho que aproximar bem a página para conseguir enxergar as letras.
A filha, Rosângela Trindade, 65 anos, é quem ajuda a idosa. Ela, que também é aposentada e mora próximo, acompanha a mãe nas consultas médicas e presta auxílio nas tarefas domésticas.
– Estou preocupada. Minha mãe sempre trabalhou, nunca esteve parada. Uma pessoa na idade dela tem que ter prioridade no atendimento – enfatiza.
SMS: espera poderia ser reduzida
A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre (SMS) argumenta que, em situações graves, como a da idosa, existe uma orientação de que a solicitação do exame deve ser feita pelo próprio hospital. No entanto, o HBO alega desconhecer tal instrução e afirma que seguiu o procedimento interno padrão. Em contrapartida, a SMS comunicou que está sendo firmada uma nova parceria com clínicas de saúde terceirizadas, com o intuito de atender às demandas urgentes do hospital. Além disso, foi mencionado que a idosa deverá ser encaminhada para a realização da ressonância em breve, mas não foi citado um prazo para que isso aconteça.
Leia a nota completa do Hospital Banco de Olhos:
"O Hospital Banco de Olhos atendeu a referida paciente, tendo sido encaminhada para a especialidade de Neuro-oftalmologia. A médica que fez o atendimento, para chegar a um diagnóstico, necessita que exames sejam feitos e que não são realizados aqui no HBO. O encaminhamento correto é auxiliar a paciente, orientando como realizar. Não é responsabilidade do HBO e nenhum prestador tem o controle das agendas dos outros serviços. Quem faz é a SMS pelo serviço de regulação. Por esse motivo, orientamos a paciente a buscar atendimento em sua unidade básica, para a realização dos exames necessários. No que diz respeito ao atendimento da especialidade que possuímos, foi dado todo atendimento de forma humanizada e com as devidas explicações. Seguimos a disposição para eventuais esclarecimentos".
Produção: Nikelly de Souza