Faltas justificadas
O que acontece se o candidato perder um dia de prova do Enem 2023?
Apenas alguns casos permitem a reaplicação da prova
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma das provas mais importantes da vida dos estudantes. Como a avaliação ocorre uma vez por ano, os candidatos buscam se preparar para garantir que não irão se atrasar ou perder a prova. Mas o que acontece se faltar um dia?
Segundo o edital, o não comparecimento nos locais de provas nas datas e nos horários informados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) caracteriza ausência do participante. Em algumas situações, o candidato pode solicitar a reaplicação do exame.
Se o participante for acometido por alguma das doenças infectocontagiosas listadas pelo Inep na semana que antecede o primeiro ou segundo dia de aplicação, não é recomendado que ele compareça ao local de prova. Nestes casos, o candidato poderá solicitar a reaplicação do exame em até cinco dias úteis após o último dia de prova, pela página do participante. É necessário enviar um documento que comprove a condição de saúde do candidato. Cada solicitação será analisada individualmente pelo Inep.
Em caso de atraso ou não comparecimento por outros motivos, porém, não é possível solicitar a reaplicação. Os estudantes que pagaram a taxa de inscrição não precisam justificar a falta, mas os alunos que tiveram a taxa isentada devem explicar o motivo da ausência no site para não perder o direito à isenção no próximo ano.
— O aluno que perdeu o primeiro dia de prova ainda pode comparecer ao segundo dia e fazer a prova. Mas, neste caso, ele não terá a avaliação completa. A nota não poderá ser usada para a entrar na universidade porque ficará muito afetada — explica o diretor do Fleming Pré-Vestibular, Adroaldo de Lara.
Confira quais doenças dão direito à reaplicação do Enem:
- /// Tuberculose
- /// Coqueluche
- /// Difteria
- /// Doença invasiva por Haemophilus influenzae
- /// Doença meningocócica e outras meningites
- /// Varíola
- /// Varíola dos macacos (monkeypox)
- /// Influenza humana A e B
- /// Poliomielite por poliovírus selvagem
- /// Sarampo
- /// Rubéola
- /// Varicela
- /// Covid-19