Zona Leste
Água deve voltar a todas as casas da Lomba do Pinheiro ainda nesta terça, mas pressão só normaliza no fim de semana, projeta Dmae
Parte do bairro Agronomia atingida, no entanto, segue sem previsão de solução; departamento ampliou o número de caminhões-pipa levando recurso a comunidades
A falta de água segue atingindo moradores da zona leste de Porto Alegre. Em alguns pontos, o problema se arrasta por mais de uma semana. Nesta terça-feira (19), o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) aponta desabastecimento apenas em parte do bairro Agronomia. A situação seria causada pelos níveis baixos dos reservatórios.
Na Lomba do Pinheiro, o Dmae informa que a água está voltando aos poucos em todos os locais. A previsão de normalização total, porém, segue só para o final de semana. O departamento explica que a água pode chegar a algumas casas ainda com a pressão alterada, ou com oscilações.
Por volta das 9h desta terça ainda havia situações de moradores há mais de uma semana sem água no bairro. É o caso da dona de casa Ana Oliveira, 47 anos, que lamenta a situação.
— É uma falta de empatia. Desumano isso. A gente depende da água para tudo. Pia cheia de louça, vaso principalmente — reclama.
Segundo ela, que reside na Vila Mapa, o problema é crônico na região:
— Eu moro aqui há 11 anos e é a mesma coisa: chegou essa época, Natal, Ano-Novo, sempre sem água.
O problema da baixa pressão, previsto pelo Dmae, já é percebido por alguns moradores. É o caso do autônomo Adriano Machado, 41, também residente da Vila Mapa.
— Nos últimos dias, a pressão é muito baixa. Então, se vai abrir a torneira, não dá pra ligar o chuveiro. Se vai tomar banho, para de encher a água da caixa — relata.
Caminhões-pipa
Pela manhã, quatro caminhões-pipa circulavam pela zona leste de Porto Alegre para levar água a locais desabastecidos. O Dmae informou que este número será ampliado para 16 ao longo do dia, com veículos circulando até as 22h.
Onde os caminhões passam:
- Rua Miguel Invicto dos Santos
- Rua Amores Perfeitos
- Rua Aquidabam
- Rua 1° de Setembro
- Rua Adão Araujo
- Caixa Comunitária Vila Laranjeiras
- Caixa Comunitária Nova Tijuca
- Estrada do Rincăo
- Estrada Jacques da Rosa
- Beco Casemiro Schmiedl
- Rua José Innhof