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Cris Silva: "Pode entrar, 2024"

Colunista traz histórias inspiradoras de vida e trabalho todas as sextas-feiras

29/12/2023 - 06h00min


Diário Gaúcho
Diário Gaúcho
Agência RBS / Agência RBS
Cris Silva

Eu acredito muito que a chegada do ano novo é sempre um banho de esperança. A gente tem a chance de realizar, reformular e tentar mais uma vez. Se você empreende, meu papo é contigo. Eu sei que ter um negócio saudável que esteja crescendo e gerando bons resultados é um caminho difícil, mas possível de seguir. Para atingir esse objetivo, a resposta é simples: “gestão empresarial”. Pedi a ajuda do Sebrae para pontuar cinco pontos essenciais para uma boa gestão do negócio. E, assim, espero te ajudar no novo ano que chega.  

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POR ONDE COMEÇAR?

Cada negócio tem suas particularidades, mas alguns pontos são comuns à toda empresa, o que muda é a relevância de cada ponto no resultado do negócio. Porém, existem cinco pontos que devem ser observados e que, se bem tratados, podem ser sinônimos de sucesso da empresa. Vamos a eles?

FINANÇAS

Apesar de a parte financeira ser fundamental para o negócio, sem sempre ela recebe a atenção que merece. A falta de controle financeiro pode levar a erros comuns, como misturar as finanças pessoais com as da empresa, não dimensionar corretamente a necessidade de capital de giro ou não considerar os custos fixos e financeiros na hora de formar o preço da venda.

PLANEJAMENTO

Para o empreendedor que deseja se manter no mercado ou quer expandir a sua empresa, é fundamental planejar o futuro. Estabelecer metas, objetivos de curto, médio e longo prazo, ajudam a ter uma visão clara de onde o negócio pode chegar. Sem um objetivo definido, não há como avaliar oportunidades e ameaças que possam surgir no percurso. Lembrando que a concorrência não para, então, é preciso esforço e, com um bom planejamento, os resultados serão positivos.

Pexels / Divulgação
Mãos à obra!

PROCESSOS

Se colocar no lugar de um cliente acelera a identificação de melhorias nos processos. Um bom processo garante a qualidade do produto ou serviço. Fazer uma lista de tarefas é uma saída na hora de manter um padrão de entrega, que pode e deve ser aperfeiçoado ao longo do tempo. Organizar processo ajuda na fidelização dos clientes.

PESSOAS

A capacidade de crescimento do negócio está diretamente relacionada ao desempenho da equipe. Ter pessoas comprometidas e engajadas com a empresa é fundamental para o sucesso. Para isso, é importante saber contratar, gerir, desenvolver e motivar pessoas com eficiência. 

MERCADO

A longevidade do negócio está relacionada com a capacidade que o empreendedor tem de se relacionar com os seus clientes e de conhecer as suas necessidades. Assim, é possível pensar em novos produtos ou serviços que os atendam da melhor forma.

RECADO DA CRIS 

“A cada manhã surge também uma nova chance para realizar.”



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