Desconectados
Uma semana após tempestade, clientes de Claro e Vivo ainda enfrentam problemas de internet e TV a cabo
Sindicato que representa as operadoras afirma que são casos pontuais
Uma semana depois da tempestade que atingiu Porto Alegre na terça-feira (16), clientes das operadoras Claro e Vivo ainda relatam problemas de conexão na Capital. As queixas dizem respeito a telefonia fixa, internet e TV a cabo. As operadoras afirmam que estão buscando resolver "casos pontuais".
O advogado Mario Sérgio Pairé Silva mora no bairro Medianeira e está sem internet e TV a cabo da Claro há sete dias. Ele diz que a operadora reconhece que está com problemas e afirma que vai estabilizar o sistema, mas até agora não resolveu a falha.
— É um descaso. Trabalho de casa, estou precisando ir até a Ordem dos Advogados do Brasil para conseguir fazer meus processos. E o problema não é só comigo, outros vizinhos também estão enfrentando isso — explica.
A mesma situação é enfrentada por Jennifer Cavalheiro Oliveira, do bairro Passo d'Areia, também cliente da Claro. Funcionária da Secretaria Municipal da Fazenda, ela trabalha em home office e está sem internet em casa desde sexta-feira (19).
— Estou colocando crédito no celular para rotear a internet para o notebook para trabalhar. Estou ligando todos os dias e não tenho retorno. Eles dão um horário para voltar e não volta. Dizem que se romperam cabos na região e que vão mandar técnicos para arrumar. Me falaram que vão dar desconto na fatura do mês que vem, mas isso não resolve meu problema. Também tenho duas crianças em casa sem aula — pontua Jennifer, que abriu um chamado na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Também cliente da Claro, Jussara Monteiro Araújo mora no IAPI, na zona norte da Capital, e está sem internet e sem TV a cabo desde sábado (20). A última previsão enviada pelos atendentes da operadora era de que o problema seria resolvido às 6h desta terça-feira (23), mas até a publicação desta reportagem ela continuava sem conexão.
— Estou ligando todos os dias, dizem que estão fazendo o trabalho para arrumar aqui por perto. Eles dão prazos e mais prazos e até agora nada. Já fiz todos os protocolos possíveis — afirma.
Cliente da Vivo, Fabiano Bartmann mora no bairro Cristal, e a energia voltou na sua residência na sexta-feira (19), porém, está sem internet desde então:
— Hoje (nesta terça), até perguntei para os moradores aqui da região se alguém mais teve problemas, e disseram que vários pontos de Porto Alegre estão com dificuldades. Para todo mundo que liga, é uma informação diferente, ou um problema na rede, ou dentro do condomínio, nunca é uma informação certa. Sempre protelando (o prazo para solução).
Bartmann afirmou que, recentemente, um técnico foi ao condomínio em que ele mora para olhar um apartamento. Questionado se resolveria a situação de todos os condôminos, o profissional avisou que o problema era “bem mais grave e vai demorar". Procurada pelo morador, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) afirmou que é necessário 10 dias para analisar o caso.
Procurado por GZH, o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel, Celular e Pessoal (Conexis) afirmou, por meio da sua assessoria de imprensa, que “o serviço foi reestabelecido em todas as cidades e possíveis falhas são pontuais e estão sendo resolvidas”.