No coração da Capital
Revitalizada com R$ 2,39 milhões há três anos, Praça da Matriz apresenta danos e problemas na iluminação
Monumentos têm pichações, quinas dos muros estão quebradas e há falhas no calçamento, refeito em 2022

Localizada entre prédios dos três poderes, a Praça Marechal Deodoro, mais conhecida como Praça da Matriz, é um dos espaços públicos mais tradicionais do Centro Histórico de Porto Alegre. O local passou por uma grande reforma em 2022, com investimento de R$ 2,39 milhões pela prefeitura de Porto Alegre. Na época, foi feita a recuperação de todo o calçamento com pedras portuguesas — que estava esburacado —, instalada nova iluminação e refeito o paisagismo. Agora, três anos depois, parte desses problemas voltou a surgir.
Cúpulas faltando em postes de luz, pichações nos monumentos, piso desnivelado e peças de granito quebradas: esses foram os problemas observados pela reportagem de Zero Hora quando esteve no local na semana passada. À noite, a falta das lâmpadas deixa alguns pontos da praça escuros.
— Depois que arrumaram, a praça ficou muito mais segura. Voltei a frequentar aqui à noite, mas está voltando a ficar como era antes. Olhando o "macro", ainda parece que está bonita, mas os problemas estão surgindo. Eu evito caminhar onde está sem luz — disse Diane Meier, moradora da Rua Jerônimo Coelho que passeava com o cachorro na praça por volta das 20h30min da quarta-feira (26).
Junto ao monumento em homenagem a Júlio de Castilhos, foram observados rabiscos e pedras portuguesas recolocadas de forma diferente da característica original. Uma placa que fazia parte da estrutura também foi retirada — ela ficava em frente a uma estátua em bronze. E as quinas da mureta no entorno, pintadas de cor amarela na última revitalização, estão quebradas.
Procurada, a Secretaria Municipal da Cultura diz que "não tem, no momento, nenhum trabalho de requalificação ou restauração de equipamentos na Praça da Matriz".
Sobre a iluminação da praça, a concessionária IPSul, que cuida do serviço, informa que faz vistorias periódicas no local. Nesta segunda-feira, a reportagem identificou, na calçada da praça, um poste de luz sem a cúpula e a lâmpada. Ele está em frente ao prédio da Assembleia Legislativa.
Também estão faltando cúpulas em postes históricos com outro formato, que ficam junto ao monumento em homenagem a Júlio de Castilhos. Segundo a prefeitura, o problema será solucionado ainda nesta semana.
Os postes no corredor junto à Rua Duque de Caxias ficam apagados à noite deliberadamente. O motivo, segundo a prefeitura, foi um pedido do governo do Estado para que as luzes de LED não interfiram na cor da iluminação cênica do Palácio Piratini.

A Secretaria de Serviços Urbanos (SMSUrb) diz que faz intervenções na Praça da Matriz, mas que, assim como outros espaços público da cidade, ela sofre com atos de vandalismo e depredação. A pasta diz que fez em novembro de 2024 a pintura e o conserto de bancos, lixeiras da praça, assim como reparos no passeio e pintura de brinquedos.
Já o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) afirma que limpa a Praça da Matriz diariamente. Além disso, informa que a área recebe, periodicamente, serviços de roçada e capina.
Nesta segunda, a reportagem observou que o paisagismo estava em dia nos canteiros entre os gradis, mas encontrou grama crescendo entre as pedras portuguesas em mais de um trecho.
A prefeitura também garante que faz a fiscalização da praça para coibir infrações, mas pede a ajuda da população para denunciar eventuais atos de vandalismo através do número 156.