lady



Lady casa

Veja os cuidados para ter uma horta dentro da sua cozinha   

Além de proporcionarem uma alimentação mais saborosa e saudável, elas vão estar ao alcance das suas mãos!

16/10/2016 - 08h00min

Atualizada em: 16/10/2016 - 08h00min


Karina Chaves
Karina Chaves
Enviar E-mail

Nos dias de hoje, ir para a cozinha virou sinônimo de curtição e terapia. Imagine, então, ter todos os temperos à sua mão, para fazer aquela massa que leva manjericão na receita? Certamente, o seu prato vai ficar ainda mais delicioso. Uma boa maneira de obter temperos e hortaliças frescos é plantando em casa – mais precisamente, na cozinha. Para isso, você vai precisar dedicar só um pouquinho do seu tempo para manter alguns cuidados no cultivo destas plantas. Além de proporcionarem uma alimentação mais saborosa e saudável, elas vão estar ao alcance das suas mãos! Uma hortinha na cozinha facilita a vida e faz com que você tenha os temperos fresquinhos, para misturá-los à comida na hora do preparo.

Leia mais no Lady

Como e onde

Mas a professora da faculdade de Agronomia da Ufrgs Magnólia da Silva pondera algumas observações. – É importante que todas as hortaliças fiquem perto de uma fonte de luz direta – ensina a especialista, que orienta, também, onde plantá-las: –A dica é fazer tudo em recipientes separados, que podem ser tanto copinhos quanto em pequenos vasos.

É que cada hortaliça tem uma exigência diferente da outra e cresce de forma diversa. Para que se tenha um ótimo resultado, é necessário que o plantio seja feito com alguma fonte de nutriente como húmus de minhoca.

– Como, na cozinha, o espaço não costuma ser muito grande, o recomendável é que se plantem hortaliças básicas para temperar os pratos do dia a dia – afirma a professora.

Manjericão, alecrim, pimenta, orégano, salsinha e cebolinha são algumas das delícias que podem entrar na sua horta. E, se os recipientes ficarem dentro de um floreira, melhor ainda: além de práticos, vão decorar sua cozinha!

Para plantar e cultivar

1º) Compre a muda ou a semente em lojas específicas.

2º) Coloque-a em um vaso ou em um copo do material que preferir. Só não se esqueça: quanto menor o recipiente, menos a planta crescerá.

3º) Prefira um substrato (tipo de terra para cultivo de hortaliças) a uma terrinha normal.

4º) Deixe os vasos em um local com luz direta.

5º) Uma vez ao dia, ponha o dedo no substrato. Se estiver seco, regue,
mas sem molhar as folhas nem encharcar a terra.





MAIS SOBRE

Últimas Notícias