lady



LADY

O marido complica com a sua vida profissional? Saiba como se impor diante do parceiro

Entenda os motivos do comportamento sabotador que alguns homens assumem e aprenda como dar um chega pra lá no machismo.

07/09/2018 - 11h51min

Atualizada em: 10/09/2018 - 17h31min


Amanda Souza
Amanda Souza
Enviar E-mail
Raquel Cunha / TV Globo/Divulgação
Nice provou o gostinho da independência e quer mais.

Kelzy Ecard, 53 anos, vem se destacando em Segundo Sol na pele da submissa Nice, refém por anos do machismo de Agenor (Roberto Bonfim). A mudança na vida da personagem começou graças ao  trabalho, ao fazer sucesso com as suas receitas no restaurante de Cacau (Fabiula Nascimento). 

A grande virada

Mesmo após ser vítima da sabotagem do marido, que não admite que a companheira tome as rédeas da própria vida, parece que um novo tempo se desenha para a mãe de Maura (Nanda Costa) e Rosa (Letícia Colin), com direito a torcida  da sua intérprete. 

Em entrevista ao jornal Extra, Kelzy diz esperar que os dias de mulher humilhada da cozinheira estejam contados. Mas, infelizmente, o caso de Nice e Agenor não é só obra da ficção. Muitas mulheres vivem este tipo de relacionamento.

_ É muito comum o marido usar argumentos que envolvam a vida familiar para boicotar a independência da mulher. Os tradicionais "mas quem vai cuidar das crianças?" ou "você não tem mais tempo para a nossa família" são preocupações falsas, utilizadas apenas para tentar menosprezar a vida profissional da parceira _ salienta a professora do MBA de Liderança e Gestão de Pessoas da ESPM e psicóloga Simoni Missel que, neste Lady, orienta como agir nestes casos.

TV Globo / Divulgação
Por esta, Agenor não esperava

"Não é fácil romper essa barreira"

 Na pele da doce cozinheira, Kelzy aposta que o passado está ficando para trás.

_ Nice começou uma nova fase. Estou confiante de que ela não vai recuar. Não é fácil romper esta barreira, já que ela passou a vida inteira se submetendo a um relacionamento abusivo. O marido fez com que ela acreditasse que não é lá grande coisa _ avalia a atriz, otimista:

_ Tenho muita fé nas novas gerações. Vejo uma participação muito maior dos homens na criação dos filhos. 

Sinais do boicote: saiba reconhecer

/// Surgem da insegurança do seu companheiro.

/// Questionamentos do seu par que envolvam a criação dos filhos, a manutenção da ordem da casa ou até um eventual descaso com a relação de vocês são feitos com a intenção de desestimular a mulher a trabalhar fora de casa.

/// Enfatizar aspectos da vida familiar que, porventura, não estejam indo bem e atribuí-los à jornada de trabalho da parceira, é o clássico boicote masculino. 

/// Ele afirma que o salário dela é baixo e que nem é tão importante assim para a renda familiar. Este tipo de comentário tem por objetivo desencorajar de companheira de progredir na sua vida profissional. 

Paulo Belote / TV Globo/Divulgação
Apoio da chefe Cacau (E) foi fundamental.

Para harmonizar a relação sem brigas

1) Diálogo é fundamental: quanto mais inseguro e machista for o homem, mais desculpas para sabotar a mulher ele vai sempre encontrar. Por isso, a primeira atitude a ser tomada é convidá-lo para uma boa e pacífica conversa.

2) Seja positiva: tente mostrar o lado benéfico do seu trabalho como um caminho para uma vida melhor dos dois juntos.  

 3) Separe as coisas no seu próprio discurso: é essencial que ele entenda que você não vai deixá-lo, simplesmente, por tentar se desenvolver profissionalmente. Nada a ver!

4) Evite ameaças: não assuma uma postura intimidadora, ameaçando com separação.

5) Procure ajuda profissional: caso a abordagem pacífica não funcione, a terapia de casal pode ser a opção desde que ambos concordem em participar. 

Últimas Notícias