Entretenimento



Saboreie sem moderação

Anonymus Gourmet na RBS TV: uma década!

Nesta semana, a reportagem do Diário Gaúcho passou uma tarde e uma manhã na sua saborosa companhia e traz tudo para você. Aprecie sem moderação!

04/08/2013 - 14h01min

Atualizada em: 04/08/2013 - 14h01min


Receitas deliciosas e simples de fazer, com ingredientes fáceis de encontrar no armário de casa. Um apresentador cheio de carisma, que traz um clima família, com participações mais do que especiais do sobrinho, da esposa e da cunhada. Doses de cultura, com dicas de música e cinema. Está montada a receita do sucesso do Anonymus Gourmet, programa de culinária comandado por José Antonio Anonymus Gourmet Gomes Pinheiro Machado, 63 anos, que incorporou esse nome à sua carteira de identidade, e que, neste mês, comemora uma década na telinha da RBS TV.


Uma vida de viagens e inspirações


Filho do advogado e deputado estadual Antonio Pinheiro Machado Netto, falecido em 1998, José Antonio desejava voos mais altos do que o trabalho garantido no escritório paterno. Em suas andanças, foi preso com outros 700 estudantes em Ibiúna, no Interior paulista, no famoso congresso da Une de 1968 - a foto como prisioneiro político está em um porta-retratos, em sua casa e no escritório.


Como jornalista, foi correspondente internacional em Paris e em Roma e ainda teve um emprego dos sonhos para muitos homens, como redator-chefe da Playboy, entre 1985 e 1986. Foi em 1982 que José Antonio criou o Anonymus Gourmet, quando apareceu pela primeira vez em seu livro O Brasileiro Que Ganhou o Prêmio Nobel. Depois, Anonymus ressurgiu em uma coluna, na Playboy, e em outros livros de José, que se orgulha de conciliar quatro profissões: jornalista, advogado, escritor e cozinheiro.

Leia outras notícias sobre famosos e entretenimento


Eterno curioso


José Antonio gosta de contar que estreou como apresentador de tevê aos 45 anos, prova de que nunca é tarde para começar uma nova atividade. Eterno curioso, ele tem dedicado-se, ultimamente, ao hobby da fotografia.


No bolso e na pasta, sempre vão câmeras da marca Leica, famosa mundialmente por sua qualidade e por ser o xodó de renomados fotógrafos.


- Estou começando a minha carreira de fotógrafo! Gosto de clicar as coisas insólitas que vejo e comida, algo que é bem difícil de retratar - afirma o apresentador.


Um olhar diferente


Míope, Anonymus coleciona óculos. São cerca de 120 peças, a grande maioria de grau. Muitos vêm de uma ótica em Veneza, na Itália, que produz modelos exclusivos, coloridos e com as lentes arredondadas, bem como ele gosta. Todos, prontos para uso, com lentes adequadas ao seu grau!


Amor pelos livros


Em casa, por toda a parte, estão espalhadas estantes abarrotadas de livros. José Antonio acredita que a sua biblioteca ultrapassa os 10 mil volumes, dos mais diversos assuntos, da culinária à política, passando por clássicos e pela fotografia.


Escritor campeão de vendas, José já publicou mais de 20 livros, de culinária e ficção, e soma mais de 400 mil exemplares vendidos. Dois estão em fase de produção: um de receitas e outro sobre o tiobisavô, o senador José Gomes Pinheiro Machado, morto em 1915.


Parceria em todos os momentos


Advogada e participante eventual do Anonymus Gourmet, Linda Lutz, 44 anos, é casada com José Antonio há 15 anos. Os dois não se desgrudam, já que trabalham no mesmo escritório de advocacia, e Linda, que também é uma cozinheira de mão-cheia, ajuda José a testar novas receitas e combinações.


Sua especialidade são os doces, e a comidinha do dia a dia, com muitos ingredientes naturais, é feita por ela. Na cozinha do escritório, Linda prepara, além do almoço, lanches que fazem a alegria dos advogados, como festivais de tapioca e de waffles.


- Adoro a torta fria dela! É um dos meus pratos favoritos - diz José Antonio.


Simplicidade é tudo


Depois de apresentar durante um tempo o programa RBS Entrevista, José Antonio foi convidado a comandar um programa de culinária na TVCOM, ainda no ano da sua inauguração, em 1995.


Na RBS TV, Anonymus Gourmet começou com um quadro no Jornal do Almoço, em 2003. Deu tão certo, que logo se tornou programa fixo.


- Desde o início, me preocupei em mostrar receitas simples, com ingredientes fáceis e baratos. A simplicidade é uma das coisas mais complexas. Como é difícil ser simples! - pondera José.


Companheiro mais do que especial


O amor de José Antonio pelo afilhado e sobrinho Miguel Ângelo, o Alarico, aflora em uma simples conversa e fica evidente ao se observar o escritório e a casa do Anonymus. Fotos do menino de dez anos, que cresceu em frente às câmeras participando do programa, estão por toda a parte.


Todo sábado pela manhã, dindo e afilhado fazem uma visita à livraria, incentivando o hábito da leitura no guri. Eles também fazem juntos aulas de francês, embora José domine o idioma:


- Temos uma ligação muito grande. Ano passado, ficamos 15 dias na Europa, só eu e o Alarico. Foi uma viagem maravilhosa! Me encanta a desenvoltura que ele tem frente às câmeras, e o jeito que leva para a cozinha. Nossa amizade é natural, e ele confia em mim pelo grau de liberdade que dou a ele.


A campeã!


O próprio Anonymus faz questão de comprar pessoalmente os ingredientes que usa. As receitas são testadas em uma das quatro cozinhas que tem em casa, na Zona Sul da Capital, onde são gravados os programas, e na bem equipada cozinha que mantém em seu escritório de advocacia, no Centro.


Das centenas de receitas mostradas até hoje, uma é a campeã da preferência: a galinha escabelada, no qual o frango desfiado, bem temperado, vai ao forno com generosas porções de queijo, requeijão e batata palha. Hum!


Curta a nossa página no Facebook


MAIS SOBRE

Últimas Notícias