Estrelas da Periferia
Funkeira gaúcha MC Paty provoca os homens com suas letras polêmicas
Paty ironiza os guris em sua música mais famosa e começa a conhecer o sucesso
Quando os clientes chegam na Ferragem JK, no Bairro Partenon, nas proximidades do Presídio Central, encontram Patricia Silva, 28 anos, atendendo. Além de proprietária do estabelecimento, a guria é uma cara que está ficando conhecida no meio funkeiro. Nos palcos, é a MC Paty:
- As pessoas não acreditam que sou eu, vem conversar, até pedem autógrafo. Alguns perguntam: "mas o que te deu na cabeça, menina"?, questionam se eu vou deixar a ferragem - diverte-se Paty.
Patricia, que há alguns anos acompanha amigos como os MCs Felipinho e Tchesko em shows, sempre gostou de funk, mas nunca pensou em virar MC. Incentivada pelos parceiros e notando que o gênero ainda tem poucas mulheres por aqui, começou a compor e a cantar, em 2013. Só não esperava que caísse rapidamente no gosto da gurizada. Em pouco tempo, já tem duas músicas na Rádio Cidade (92.1 FM): Guri Fraquinho (Miojinho), uma ironia aos meninos, e Madeirada, que dá uma debochada das gurias:
- Miojinho é irônico, faz uma "brincadeira" com os homens E pegou bem- comemora a funkeira.
Nos palcos, ela faz uma mescla entre ousada e comportada
Nos palcos, inspirada em nomes como Anitta e Pocahontas, ela se apresenta com duas dançarinas e mescla alguns números mais ousados com outros mais comportados, tentando preservar seu público mais adolescente:
- Sempre tive atitude, mas valorizo a mulher. Tem muita criança que já me reconhece aqui nas redondezas - comenta.
Com agenda em locais como BNZ, em Novo Hamburgo e na Casa do Gaúcho, ela segue acompanhando parceiros como Tchesko Felipinho. Agora, nos palcos, fazendo shows nos mesmos eventos:
- Foi tudo bem rápido. Mas quero seguir, levando o funk gaúcho e o nome da mulher daqui. Por enquanto, junto com a ferragem - comenta, aos risos.
Pitaco de quem entende:
DJ Cassiá fala sobre MC Paty:
- As músicas dela (Madeirada e Guri Fraquinho "Miojinho") estão tocando muito bem nas festas e nas rádios. Paty tem uma ótima produção, profissional, de gente que sabe o faz. Acredito que já esteja pronta!
Faça como a Paty e apareça por aqui!
- Para participar da seção, mande um pequeno histórico da sua banda, dupla ou do seu trabalho solo, músicas em MP3 e um telefone de contato para jose.barros@diariogaucho.com.br.
- Para falar com MC Paty, ligue para 9190-0740.
Abaixo, ouça um trecho de Guri Fraquinho (Miojinho).