Entretenimento



Pequena maçã?

China tem hit candidato a suceder "Gangnam Style"

Música Xiaopingguo, criada por Xiao Yang e Wang Taili, ultrapassou a marca de 2 milhões de acessos no Youtube

26/09/2014 - 16h18min

Atualizada em: 26/09/2014 - 16h18min


CHINA OUT / AFP
Paramilitares dançam ao som da música 'Xiaopingguo', na cidade chinesa de Heithe

Dos parques de Pequim aos arranha-céus de Xangai, das fábricas de Cantão aos karaokês de Macau, os chineses cantam sem parar "Xiaopingguo" (pequena maçã), uma música que, para muitos, será a sucessora de "Gangnam Style" na Ásia.

Os autores deste inesperado hit são Xiao Yang e Wang Taili, os "Chopstick Brothers", dois profissionais do vídeo na internet que na verdade não são nem irmãos, nem compositores, como sugere o nome em inglês. A música tinha o objetivo de promover seu último filme.

Leia as últimas notícias do Diário Gaúcho

No entanto, ao ouvir apenas uma vez "Xiaopingguo", ela não sai da cabeça. Os críticos falam, inclusive, de "intoxicação mental".

- Esta música é fácil de acompanhar, o ritmo é básico e repetitivo. Mesmo as mulheres idosas nos jardins públicos a aprendem rapidamente - explica Zeng Qiumei, uma jovem da província de Sichuan.

Apesar da censura ao Youtube na parte continental da China, o vídeo já ultrapassou dois milhões de acessos no site.

Nos poratais de vídeo chineses, no entanto, "Pequena Maçã" arrasa: sohu.com (20 milhões de visitantes), iqiyi.com (12 milhões), youku.com (7 milhões).

Xiao e Wang, nus em um delirante jardim do Éden com maçã e serpente incluídas, protagonizam a sequência de seis minutos, na qual aparece inclusive Bae Seul-Ki, uma estrela do K-pop, a música pop sul-coreana.

Sucesso mundial?

Na China, "Xiaopingguo" é ouvida por toda parte (nos celulares, em shoppings, discotecas, academias de ginástica, etc) e, inclusive, a polícia de Shandong (leste) a utilizou para advertir sobre as fraudes bancárias.

- Modificamos a letra para sensibilizar a população - explicou um policial à rede de televisão estatal CCTV.

O Exército Popular de Libertação também entendeu rapidamente o potencial do ritmo da canção. O gabinete militar da cidade de Xian (norte) se converteu no centro das atenções depois de divulgar um vídeo patriótico de recrutamento com a música como pano de fundo.

Soldados, comissárias de bordo, trabalhadores, bombeiros e estudantes, entre outros, protagonizam uma incontável série de vídeos caseiros na internet, nos quais dançam ao ritmo do sucesso chinês.

Uma paródia reúne o líder norte-coreano, Kim Jong-Un, Barack Obama, Vladimir Putin, o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, e o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, também originário da pátria do K-Pop.

Mas para além do sucesso no país asiático os especialistas duvidam que se torne um fenômeno planetário como "Gangnam Style", do sul-coreano PSY, muito ocidentalizado.

Para Hao Fang, famoso crítico musical chinês, "Xiaopingguo retoma o ritmo disco dos anos 1980 e 1990 na China. Isso a impede de rivalizar com os sucessos mundiais".

Assista ao vídeo do clipe da música:

* AFP


MAIS SOBRE

Últimas Notícias