Entretenimento



Fique ligado!

A aids não se manifesta da mesma forma em todos

24/11/2014 - 07h01min

Atualizada em: 24/11/2014 - 07h01min


Use camisinha sempre!

Apesar da afirmação do título, os sintomas iniciais são geralmente semelhantes e, além disso, comuns a várias outras doenças. São eles: febre persistente, calafrios, dor de cabeça, dor de garganta, dores musculares, manchas na pele e gânglios ou ínguas embaixo do braço, no pescoço ou na virilha que podem levar muito tempo para desaparecer.

Após exposição à situação de risco, recomenda-se uma espera de três meses para a pessoa fazer o teste de identificação do vírus HIV.

A ausência de sintomas evidentes da doença não exclui a possibilidade de haver infecção pelo vírus HIV. Ele pode passar despercebido por anos e anos! Portanto, a pessoa pode estar infectada e não ter desenvolvido a doença (aids), não tendo, portanto, nenhum problema de saúde durante muito tempo.

Em geral, os primeiros sintomas da aids começam a aparecer entre oito e dez anos após a contaminação. Esse tempo, porém, varia de pessoa para pessoa. Não é uma regra!

Faça o teste!

- Por todas essas variáveis, recomendamos que, ao iniciar um relacionamento, o casal faça o teste para todas as doenças sexualmente transmissíveis, inclusive HIV.

- O exame e o uso da camisinha sempre permitirão um sexo saudável.

Leia outras colunas de Falando de Sexo

Leia outras notícias do Diário Gaúcho

Se você tiver dúvidas ou sugestões de assunto, escreva um e-mail para falandodesexo@diariogaucho.com.br.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias