Estrelas da Periferia
Dado Garcia, o multimídia do Humaitá!
Com 19 anos, Dado Garcia, morador do Bairro Humaitá, em Porto Alegre, começou a dar a vazão a um de seus sonhos: atuar nos palcos de teatro. Estudou na Escola de Atores para Tevê e Cinema, em Porto Alegre, e participou de diversas oficinas (foto de detalhe, de uma das oficinas). Depois, resolveu arriscar e tentar a sorte em São Paulo. Ficou um ano por lá, para pegar experiência nos palcos.
Em Sampa, aos poucos, outro desejo foi tomando conta do guri: entrar no mundo musical, inspirado em artistas que têm na polivalência uma de suas principais características, como Michael Jackson (falecido em 2009) e Chris Brown.
- Ter passado esse tempo em São Paulo deu uma nova cara para a minha vida. A música sempre fez parte da minha vida, mas ao ver shows deles, na televisão, e do Usher (rapper e ator norte-americano), fez com que eu me encantasse pela black music. E lá acontece de tudo, tive espaço para ensaiar vários ritmos - lembra Dado, hoje com 26 anos.
Experiência fora deixou o cara mais maduro
Depois da experiência paulista, Dado voltou para os pampas e participou de oficinas da diretora Vanja Ca Michel, da peça Adolescer, em Porto Alegre, chegando a fazer participações no espetáculo e em peças publicitárias. Porém, quando questionado sobre qual rumo pretende seguir, ele afirma que quer abraçar todos:
- Quero atacar em todas as frentes, ser um artista completo! Sempre tive a ideia de fazer música e teatro, mas a situação financeira não ajudava muito - relembra Dado.
No lado musical, ele gravou a canção Nova Lei, que foi indicada ao prêmio Dynamite de música independente. O prêmio, aliás, já foi vencido pelos gaúchos da Fresno, por exemplo. Preocupado com a influência que os músicos têm sobre os jovens, o cara conta que queria fazer algo diferente, sem baixarias ou letras de duplo sentido.
- A gurizada acaba se espelhando na gente. Temos que dar bons exemplos- afirma.
Em 2015, ele pretende colocar o pé na estrada, mostrar seu som na noite de Porto Alegre e gravar seu primeiro EP.
- Estou concentrado e focado nisso - revela.
Leia mais sobre famosos e entretenimento em Retratos da Fama
Pitaco de quem entende
Markinhos, vocalista do grupo Vírus do Samba, fala sobre Dado Garcia:
- Muito bom o som dele! Pesado, com um hip hop que leva uma batida eletrônica, que rola muito na periferia. Ele tem potencial no vocal, letras com personalidade, lembra um pouco a pegada dos Novament's. Parabéns!
Aqui, o espaço é todo seu!
* Para falar com Dado Garcia, ligue para 9515-0813.
* Para participar da seção, mande um pequeno histórico da sua banda, dupla ou do seu trabalho solo, músicas em MP3 e um telefone de contato para jose.barros@diariogaucho.com.br.
* No Facebook: /diariogaucho
* Whatsapp: 9731-4654
* Telefone: 3218-1684
* Abaixo, ouça um trecho de Nova Lei: