Entretenimento



Fora dos Padrões

Inspire-se em cinco lições de autoestima de famosas que confiam no taco

Elas não estão nem aí para certos padrões repetidos nas revistas femininas e desfilam por aí com a autoestima nas alturas

31/01/2015 - 08h03min

Atualizada em: 31/01/2015 - 08h03min


Elana Mazon
Elana Mazon
Enviar E-mail
Rogerio Fidalgo / AgNews

Ser mulher não tem sido fácil! As que se propõem a estar na mídia são avaliadas constantemente, e qualquer detalhe menor do que a perfeição - segundo  padrões repetidos nas revistas femininas e em site de celebridades e beleza - vira defeito diante de olhos críticos.

Na era do culto ao corpo, a cobrança também afeta as mulheres comuns e pode abalar muito a autoestima! Mas há quem não esteja nem aí para estes padrões e desfile literalmente sambando na cara da sociedade, com a autoestima nas alturas.

É o caso de Vanessa Braga, 14 anos, de Canguçu, no Garota Verão do Rio Grande do Sul. Sabendo que é linda mesmo com seus quilinhos a mais, ela disputou uma das vagas no concurso de beleza e virou o assunto dos últimos dias nas redes sociais, nos jornais e até na tevê: a menina foi ao Encontro Com Fátima Bernardes para falar sobre a repercussão da sua atitude, que inspirou muita gente.

Apesar de umas gordurinhas ou de alguns anos a mais, Vanessa e outras estrelas de Retratos da Fama deste fim de semana arrasam, nem aí para os padrões de beleza cobrados. Espelhe-se nestas mulheres, que não se deixam abalar pelas críticas e gostam muito de si mesmas.
De cada história, tire uma lição de autoestima e aplique-a hoje mesmo na sua vida. Relaxe, se ame e seja feliz!

Pura gostosura

Ellen Rocche, 35 anos, é um mulherão. Como muitas, às vezes, sofre com quilinhos a mais que teimam em aparecer.

A diferença é que, para ela, as gordurinhas não são problema. Pelo contrário: após aparecer mais cheinha no Carnaval de 2013, a atriz não teve dúvidas e se defendeu:

- Estou toda trabalhada na gostosura!

Este ano, nos ensaios para o Carnaval de São Paulo, Ellen escolheu um vestido bem decotado e, novamente, foi criticada.

A resposta, desta vez, veio em forma de atitude. No ensaio seguinte da Rosas de Ouro, a loira apareceu com este vestido da foto ao lado, ainda mais justo e decotado, que deixava suas curvas em evidência. Olhando bem, dá até para ver que ela está com uma calcinha que aperta e modela a barriga. Mas e daí?
 
Lição: Não tente se encaixar em padrões

Atitude acima de tudo

O jornal Extra publicou há poucos dias que Juliana Alves, 32 anos, seria dispensada do cargo de rainha da bateria da Unidos da Tijuca logo depois do Carnaval de 2015. O motivo? Os quilinhos mais que a atriz ganhou ultimamente.

Cheia de atitude, Ju logo respondeu que a sua relação com a escola nunca esteve melhor e que não gasta o seu tempo preocupando-se com o assunto (gordurinhas).

- Não sou rainha para aparecer como exemplo de beleza. Eu vou a todos os compromissos (da escola), porque a minha função é estar perto da comunidade. Você tem que ser a melhor, dar um show na frente da bateria, apresentá-la e exaltá-la, não ser a mais sarada - argumentou a bela.

Juliana admite que tem se preocupado com o aumento de peso, mas não por causa do Carnaval. É que ela está se preparando para Babilônia, novela das nove que substituirá Império.

- Não quero ter um corpo perfeito para a avenida, mas preciso para o meu trabalho, porque o meu corpo não pode chamar mais atenção do que a minha personagem - disse ela.
 
Lição: Preocupe-se com o que realmente importa.

"É o meu charme"

Aos 72 anos, Susana Vieira é conhecida pelo bom humor com o qual leva a vida. Ela não aceita o rótulo de "atriz idosa".

Além de namorar um rapaz de 30 anos, o ator Sandro Pedroso, ela ocupa um posto que, geralmente, é de mulheres bem mais novas e saradas do que ela. As críticas existem, mas Susana nem dá bola para elas.

Atualmente, a bonitona prepara-se para ser rainha da bateria da Grande Rio, no Carnaval carioca, pela quarta vez. Aliás, a atriz adora um agito e não perde uma oportunidade de curtir uma festa.

Susana pouco se importa com a opinião alheia. Ao site gshow.com.br, ela falou sobre a sua imagem diante do público.

- A vida inteira, eu fui rechonchuda, a vida inteira, eu fui baixa, a vida inteira, eu fui talentosa. Então, eu acho que, no meu caso específico, o meu tipo físico é o meu charme - afirmou, cheia de si.

Lição: valorize o que tem de melhor.

Exibida colorida

Angélica, do Big Brother Brasil 15, é um exemplo de autoconfiança. A enfermeira paulistana, que usa o cabelo raspado, adora exibir seu visual tirando selfies.

Entre fotos com amigos, familiares, filhos e sozinha, ela diz que compartilha, pelo menos, um clique por dia! No programa, a vaidosa Angélica já provou que toda essa autoestima também se estende aos relacionamentos.

Durante uma conversa bem-humorada com Cézar, a sister destacou que faz sucesso com a ala masculina.

- Posso ter o homem que eu quiser, meu amor. Não estou procurando nada. Sabe o que eu estou procurando?

- R$ 1,5 milhão - disse ele.

- Já tem uma fila de homem atrás de mim. Imagina com R$ 1,5 milhão?
 
Lição: Descubra seu poder de sedução

"Fui lá e arrasei"

Uma menina de 14 anos com olhos azuis e sorriso tímido deu um belo exemplo de autoestima. Vanessa Braga virou sucesso em todo o Brasil quando resolveu participar da seletiva do seu município - Canguçu, na Zona Sul do Rio Grande do Sul - do Garota Verão.

A diferença dela para as outras concorrentes? Vanessa está fora dos padrões de medidas dos concursos de beleza.

- Tenho 1,61m e 70kg. Sempre fui cheinha, mas eu me acho bonita. Adoro os meus olhos e o meu cabelo - revela a menina, vaidosa.

A maior incentivadora de Vanessa foi a mãe, Cristina Braga.

- Ouvi no rádio sobre o Garota Verão e resolvi inscrever a Vanessa. Ela sempre quis participar. No início, ficou com receio, mas eu expliquei que a gente não pode ter vergonha do nosso corpo - contou Cristina.

Durante toda a semana que antecedeu o desfile, o nervosismo bateu forte.

- Fiquei com um pouco de vergonha. Mas, quando eu entrei para desfilar, todo mundo gritou meu nome e me apoiou. Daí, eu relaxei, e a vergonha passou. Não imaginei que iam me notar ou falar de mim. Vi que estava errada. Fui lá e arrasei - confessa Vanessa, que esteve no Encontro Com Fátima Bernardes de quarta-feira.
 
Lição: Escute quem apoia você.

Segura de si
A psicóloga Ana Cristina Blaya Figueiró defende que a autoestima precisa ser construída em cima daquilo que cada pessoa valoriza e acha certo, sem esperar a aprovação do outro. Confira as dicas:

Rompa com padrões pré-estabelecidos sobre o que é certo, o que é bom ou bonito. Não faça nada para agradar os outros, mas porque é importante para você mesma.

Antes de qualquer coisa, saiba o motivo real das suas atitudes. Pergunte-se: "Por que eu estou fazendo isso?". Se a resposta tiver mais a ver com os outros do que com você, reveja. Será que vale a pena?

Saiba o valor que você tem! Confie no seu talento, seja ele qual for.

Fique perto de quem  apoia e valoriza você.

Não tente se encaixar nas expectativas dos outros. É impossível agradar todo mundo!

Tenha certeza das suas decisões e não deixe que ninguém diga que elas são pouco importantes.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias