Entretenimento



Sem estresse

Tudo o que você precisa saber para curtir o Planeta Atlântida

Atenção: é proibido entrar com pau do selfie no evento

27/01/2015 - 17h10min

Atualizada em: 27/01/2015 - 17h10min


Omar Freitas / Agencia RBS

No próximo fim de semana, 30 e 31 de janeiro, o Planeta Atlântida agita o litoral gaúcho. Entre tantas atrações musicais, é importante ficar atento a alguns cuidados para não chegar atrasado, não sofrer com o calor ou passar perrengue com roupas muito pesadas ou levinhas demais. Falamos com especialistas e listamos os principais cuidados que os planetários devem tomar para curtir o evento ao máximo. Confira.

Como chegar ao Planeta
Planeta Atlântida define a programação por dia
Cinco shows que você nem lembra que rolaram no festival

Beba água, muita água - e passe protetor solar!

Grande parte do festival acontece durante o dia, com o sol forte do litoral gaúcho direto na cabeça. A nutricionista Débora Vargas e o dermatologista Gustavo Corrêa dão dicas para evitar problemas:

- Tenha sempre uma garrafinha de água nas mãos e beba regularmente, para evitar a desidratação
- Se for beber algo alcóolico, alterne com água, para retardar o efeito
- Use protetor solar com fator 30, no mínimo
- De duas em duas horas, passe novamente protetor solar
- Use chapéu ou boné para evitar o sol direto na cabeça
- Não esqueça de proteger as orelhas e a nuca com protetor ou roupa
- Prefira locais à sombra

Não se esqueça de comer

A nutricionista também ressalta a importância da alimentação. Se for sair cedo de casa, é importante levar dinheiro para se alimentar dentro do evento, já que os shows devem durar até a madrugada.

- Coma antes de sair de casa, para chegar lá alimentado
- Prefira carboidratos, proteínas e fibras. O lanche perfeito consiste em pão integral, queijo e peito de peru, presunto magro, peito de frango desfiado ou atum, além de uma salada com maionese ou requeijão
- O carboidrato de liberação lenta manda glicose para o sangue lentamente, o que garante energia por um período prolongado, e a fibra retarda a digestão e a perda de líquidos
- Beba um suco de abacaxi, melancia, melão ou mamão ou água de coco, que são fontes de vitaminas e minerais
- No evento, não fique mais de cinco horas sem se alimentar
- Lá dentro, prefira crepes e cachorros quentes do que alimentos gordurosos (a gordura retarda a digestão, exige muito sangue no aparelho digestivo e causa fadiga)

Serão ao todo 35 stands inseridos e preparadas para atender ao planetários nos dois dias de festival. São cerca de 1,2 mil profissionais trabalhando exclusivamente para atender ao público de todos os espaços: Bazkaria, Jet Beer, Meu Rango Afu, Mini kalzone, Shark Sushi, Big Pastel, Cachorro do Rosário, Bauru Grelhado, X Picanha, Sunway Burguer, Cia do Lanche, Oca de Savóia, Totosinho, Bar do Eder e La Bruja e as paletas mexicanas do PaléColé, além dos food trucks.

O que não pode levar para o Planeta

- Pau de selfie
- Máquina fotográfica, de gravação ou filmagem profissionais e / ou com lente removível (exceto imprensa credenciada)
- Garrafas, bebidas e alimentos de qualquer tipo
- Objetos cortantes, pontiagudos ou que possam colocar o público em risco
- Animais de estimação de qualquer espécie
- Correntes e capacetes de motociclista
- Armas de fogo ou armas brancas (tesouras, facas, canivetes, revólveres e pistolas)
- Bastões, cassetetes, aparelhos de choque, tubos de gás, spray de espuma e fogos de artifício
- Qualquer tipo de entorpecentes
- Guarda-chuva ou guarda-sol
- Cadeiras de praia ou qualquer tipo de banco.

Chegue cedo: haverá linhas de ônibus especiais e é possível estacionar nos arredores

Para quem vai de carro: pela Avenida Paraguassu (tanto para quem vem do Litoral Norte, quanto para quem sai do Litoral Sul), a BM recomenda trafegar pela Avenida Central. Quem vai pela Estrada do Mar deve acessar a RS-407 em direção ao Litoral e, depois, entrar à direita na Avenida Central. A circulação de veículos será bloqueada nos arredores do Planeta a partir das 7h do dia 30 de janeiro até as 7h do dia 1 de fevereiro. Fique atento: a Avenida Central funcionará em mão dupla, mas só com uma pista, já que o sentido Paraguassu - Interbalneários será exclusivo para pedestres. É possível estacionar nos arredores do parque, mas o evento não possui estacionamento próprio.

Para quem vai de ônibus: haverá uma linha especial com horário intensificado à disposição dos planetários nos dois dias de evento. A partir das 12h30min, com saídas de 30 em 30 minutos, aproximadamente, a "Linha Direta - Planeta" leva o público a seu destino. A saída ocorre na Avenida Paraguassu, em Capão Novo, com o fim da linha no Parque do Planeta. A tarifa é de R$ 6. Para mais informações: (51) 3621-1730.

Para quem vai de shuttle: quem comprou ingresso de camarote tem direito a transporte de shuttle, com saída a partir das 16h, do Bali Hai (Avenida Beira-Mar, 31). A passagem custa R$ 10 por dia, com direito a ida e volta. Dois tipos de veículos serão disponibilizados: van (15 lugares) e micro-ônibus (24 a 26 lugares). O shuttle pode ser adquirido nos pontos de venda de ingressos e através da internet, no site da Ingresso Rápido ou na hora. As saídas acontecem sempre que o veículo estiver lotado. O serviço funciona até o final do evento nos dois dias.

Que documentos levar

É indispensável a apresentação, na entrada do evento, de documento de identificação oficial idôneo que contenha nome completo, data de nascimento e foto atual do portador. Confira a lista de documentos aceitos:

- Cédula de Identidade Civil (RG)
- Carteira de Trabalho e Previdência Social
- Passaporte
- Carteira Nacional de Habilitação
- Carteira de Identidade Militar
- Documentos com foto expedidos por outros órgãos como CREA, CRM, OAB, COREN
- Documentos de identidade civil válidos em todo o território nacional, desde que em bom estado de conservação
- Carteira de identificação estudantil emitida pela União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES), União Estadual dos Estudantes (UEE), União Gaúcha de Estudantes (UGE) e Uniões Municipais de Estudantes Secundaristas
- Cartão Tri, expedido pela Secretaria Municipal de Transportes de Porto Alegre.

Caso alguma das identificações listadas não possua a data de nascimento, por exemplo, poderá ser apresentada em conjunto com a carteira de identidade de Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou outro documento público / privado acima elencado. Da mesma forma, caso no documento com foto acima mencionado não conste a data de nascimento, poderá ser apresentado em conjunto com a Certidão de Nascimento.

Meia-entrada

Baseada na Lei Estadual do Estado do Rio Grande do Sul 13.104/2008 e 14.612/2014. Os estudantes deverão comprovar sua condição de beneficiário mediante apresentação de carteira de identidade com foto e se for estudante terá que apresentar as carteiras Estudantis emitidas pela União Nacional de Estudantes (UNE), União Brasileira de Estudantes (UBES), União Estaduais de Estudantes (UEE), União Gaúcha de Estudantes (UGES) ano 2014/2015.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias