Entretenimento



Curiosidade

Confira a opinião da mulherada sobre Cinquenta Tons de Cinza e saiba o que é sadomasoquismo

Além das cenas de sexo, a história de amor é o que arrasta milhares aos cinemas

21/02/2015 - 08h01min

Atualizada em: 21/02/2015 - 08h01min


Elana Mazon
Elana Mazon
Enviar E-mail
Adriana Franciosi / Agencia RBS
Da esquerda para a direita: Rozi, Ceuza, Nina, Paula, Lucélia e Denise querem mais!

Na fila do cinema, no Praia de Belas Shopping, na Capital, quatro amigas conversavam animadamente. A expectativa das amigas Ceuza, Denise, Rozi e Nina era grande para assistir ao filme Cinquenta Tons de Cinza, produção baseada no best-seller de EL James, que vendeu mais de 100 milhões de cópias em todo o mundo. O longa-metragem é o primeiro de uma trilogia que retrata o relacionamento entre o bilionário de 27 anos Christian Grey, interpretado por Jamie Dornan, e a estudante Anastasia Steele, papel de Dakota Johnson.

Leia outras notícias sobre famosos e entretenimento

Na sala do cinema, ainda se juntaram ao grupo a professora aposentada Lucélia Souza, 61 anos, e a filha dela, a farmacêutica Paula Pinotti, 29 anos. 

- Esse filme é o assunto do momento. Só se fala nele. Pra poder ter a minha opinião, eu tenho que assistir, né? _ comentou a aposentada Ceuza Ferrazo, 67 anos, antes de a sessão começar.

E só se fala nele mesmo. Em seu primeiro final de semana (no Carnaval!), em cartaz no Brasil, Cinquenta Tons de Cinza reuniu 1,7 milhão de espectadores e arrecadou cerca de R$ 24 milhões _ a melhor abertura do ano no Brasil. Só no dia da estreia, 12 de fevereiro, segundo a Universal Pictures, 500 mil pessoas assistiram à trama. No México, uma mulher chegou a ser presa por se masturbar dentro de uma sala de cinema.

O frisson que o filme causa tem motivo claro: Christian Grey, além de bilionário e envolvente, tem gostos sexuais peculiares, como ele mesmo define. O personagem mantém, em seu apartamento luxuosamente decorado, um quarto equipado com tudo o que é necessário para sexo sadomasoquista.

Leia as últimas notícias do Diário Gaúcho

E deixa bem claro suas intenções com a jovem e virgem Anastasia. Ele não quer um relacionamento, mas uma escrava sexual, submissa a ele na cama e fora dela. As seis amigas na sala do cinema mal podiam esperar para conhecê-lo!

História de amor é o que atrai


Na trama, Anastasia conhece o Sr. Grey por acaso e, quase que imediatamente, se sente atraída por ele. Ao descobrir o estilo de vida de Christian, ela fica ao mesmo tempo curiosa e acuada.

Aos poucos, ele convence a moça de que seus hábitos podem ser muito prazerosos para os dois, e a relação evolui.

Quem vai ao cinema esperando cenas explícitas de sexo pode ficar um pouco decepcionado. Há sexo, há nudez, há sensualidade, mas sem mostrar demais _ Jamie não aparece em nenhuma cena de nu frontal.

_ Achava que as cenas de sexo eram mais pesadas. Achei tudo muito delicado. É como Uma Linda Mulher (filme de 1990 em que Julia Roberts interpreta uma prostituta que vive uma história de amor com um cliente), com um toque erótico _ define a professora Nina Fernandes, 58 anos.

A psicóloga e sexóloga Lúcia Pesca concorda com Nina.

_ O filme retrata, em primeiro lugar, um príncipe encantado: rico, bonito, inteligente e cheio de atitude. Ele cuida de Anastasia, fala com ênfase que ela pertence a ele. Isso atrai as mulheres _ avalia a especialista.

As reações do público a cada demonstração de poder dada por Sr. Grey confirmam a opinião de Lúcia. Mais do que nas cenas de sexo, é quando ele deixa claro que quer dominar a vida de Anastasia que se ouvem suspiros e risos abafados.

Outro motivo para o sucesso do filme é apontado pela psicanalista Rosane Padilha. Para ela, os conflitos que Anastasia enfrenta estão presentes na vida de todas as mulheres:

_ Em situações do cotidiano, muitas costumam ultrapassar seus desejos em nome dos desejos dos outros. Essa linha é muito tênue e, para algumas, difícil de identificar.

Sadomasoquismo, mas nem tanto
Para Lúcia, o tão falado sadomasoquismo não está presente no filme:

_ Para que exista a prática do sadomasoquismo, é preciso que exista uma pessoa que sinta prazer em maltratar (sádico) e outra que sinta prazer em ser maltratada (masoquista). É isso que dá tesão. Christian tem um quarto cheio de brinquedos, mas Anastasia não é assim: ela se faz de masoquista para agradá-lo.

E dá certo. Christian, que repete várias vezes não ser do tipo romântico, enche Anastasia de agrados e até leva a moça para conhecer sua família. Para a professora Rozi Silveira, de 53 anos, e a aposentada Denise Ávila, 63, é exatamente isso que torna o filme interessante.

_ Dá pra ver o comportamento por diferentes ópticas. Não conseguimos escolher um lado certo da história _ diz Rozi.

_ Ele envolve Anastasia, mas também se envolve. Um mergulha no outro, conquista o outro. Agora, vou ter que assistir aos outros filmes para saber o final dessa história _ diverte-se Denise, já que o final termina em aberto.

A sequência _ Cinquenta Tons Mais Escuros _ está confirmada, mas a mulherada vai ter que segurar a ansiedade até o final de 2016.

Entre a dor e o amor
A sexóloga Lúcia Pesca esclarece que, na hora do sexo, vale tudo, desde que com o consentimento das duas partes.

_ Se os dois estão a fim, o sadomasoquismo é uma prática saudável. Existe um pouco de preconceito, principalmente quando a dominada é a mulher, mas quem precisa estar à vontade são as pessoas envolvidas _ explica.

Mas é preciso ter cuidado. A psicanalista Rosane Padilha alerta que, muitas vezes, as mulheres não sabem quais são seus limites e acabam ficando vulneráveis aos desejos de seus parceiros.

_ Nem sempre é fácil saber qual é o seu desejo. Se a mulher tem qualquer dúvida, é melhor não ultrapassar certos limites. Nessas horas, procurar um profissional pode ser a melhor solução _ orienta.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias