Drama
Guilherme Karan está há um ano hospitalizado, vítima de doença genética
Ator é portador da Síndrome de Machado-Joseph e recebe salário da TV Globo
Portador da Síndrome de Machado-Joseph (doença causada por mutação no gene do cromossomo 14, que gera uma proteína anormal que se acumula dentro de células do cérebro), Guilherme Karan está há um ano internado no Hospital Naval Marcílio Dias, no Rio de Janeiro. O ator de 57 anos é mantido pelo pai, o almirante Alfredo Karan, em um apartamento dentro da unidade hospitalar, com tudo o que precisa, inclusive uma tevê ligada.
Segundo a coluna Retratos da Vida, do jornal Extra, Guilherme passou a aceitar a visita de poucos amigos, já que não queria ver ninguém. Tony Tornado é um dos colegas que está na fila para vê-lo.
Guilherme fala com dificuldade, mas consegue balbuciar palavras. Ele recebe um salário da TV Globo, onde trabalhou até fazer a novela América, há dez anos.
A Síndrome de Machado-Joseph é uma neuropatologia rara que gera perda do controle muscular, perturbações da visão e dificuldades na fala e no engolir. Guilherme herdou a doença da mãe, que repassou o gene também aos outros três filhos - dois morreram, além da mãe, e uma irmã de Karan se mantém em uma cadeira de rodas.