Entretenimento



Estrelas da Periferia

MC Patê é a cara do funk na Bonja!

24/03/2015 - 06h03min

Atualizada em: 24/03/2015 - 06h03min


José Augusto Barros
Enviar E-mail
Ronaldo Bernardi / Agencia RBS

Se você, caro leitor e fã de funk, chegar no Bairro Bom Jesus, na Zona Leste de Porto Alegre, e perguntar por George Richard Oliveira Fernandes, pode ter alguma dificuldade de encontrá-lo, em um emaranhado de ruas em um dos bairros mais populosos de Porto Alegre. Agora, se falar do MC Patê, a galera já conhece fácil.
Cria da comunidade, o guri é apaixonado por funk desde pequeno, quando passava os dias ouvindo um dos precursores do gênero no país, a dupla Cidinho & Doca, do clássico Rap da Felicidade.

- Tinha pouco funk aqui, eu curtia rap de nomes do bairro, como o do grupo Revolução RS. E ouvia direto Cidinho & Doca, que representa muito para o funk nacional - comenta Patê, 24 anos.

Funk de Patê é papo reto, preto no branco

O guri começou no funk no início dos anos 2000. Seu primeiro show foi em um local pra lá de inusitado: em uma garagem:

- Eu tinha uma dupla, era MC Patê e MC Dedé. Meu funk sempre foi preto no branco (conta a realidade das favelas, do seu dia a dia) - explica o falante Patê.

Leia mais sobre Estrelas da Periferia

Até os 19 anos, ele ainda auxiliava seu pai, Leonardo Fernandes, como ajudante de obras, conciliando a função com o funk. Até que, no começo de 2014, lançou o clipe da canção Brabo é Boi e Vira Bife.

- Eu tinha essa música há anos, mas lancei a canção em 2013, e o clipe em 2014. Tudo mudou depois dela - comenta o funkeiro, comemorando as mais de 170 mil visualizações do vídeo no Youtube.

Leia mais sobre famosos e entretenimento

Seguindo com a sua filosofia de um funk direto, que fala do dia a dia, ele lança até o fim de abril sua próxima canção, Papo Reto.
Atualmente, Patê faz entre 15 e 20 bailes por mês. Já participou de rodas de funk no Rio de Janeiro, com nomes como Andrezinho Shock. Em abril, ele demonstra ansiedade para uma pequena turnê que fará em Cuiabá, capital do Mato Grosso:

- Quero levar o funk daqui para vários estados. E me orgulho de fazer sucesso com as crianças. Elas sentem que a gente é um exemplo, é legal ter caras como a gente em sua comunidade.

Pitaco de quem entende

Markinhos, vocalista do grupo Vírus do Samba, fala do funkeiro:

- MC Patê está de parabéns, é um belo trabalho. A produção da música e do clipe são excelentes, funk com boa batida e letra bem atual. O MC tem uma voz marcante, levando adiante um estilo que invadiu as periferias do Brasil.

O espaço é todo seu, aproveite!

- Para participar da seção, mande um pequeno histórico da sua banda, dupla ou do seu trabalho solo, músicas em MP3 e um telefone de contato para jose.barros@diariogaucho.com.br.

- Via Twitter
- Via Facebook

- Via telefone: 3218-1684

- Para falar com MC Patê, ligue para 9424-1550.

- Abaixo, assista ao clipe de Brabo é Boi e Vira Bife:


MAIS SOBRE

Últimas Notícias