Vida e Estilo



Sociedade

Conheça o nerd que fatura R$ 2 milhões por ano com e-commerce geek

grupo social em mutação desde os anos 2000 comemora o Dia do Orgulho Nerd na segunda-feira

24/05/2015 - 09h02min

Atualizada em: 24/05/2015 - 09h02min


Bruna Porciuncula
Enviar E-mail
Marcelo Oliveira / Agencia RBS
Aos 18 anos, Alezi é dono de e-commerce que fatura R$ 2 milhões ao ano

Tudo o que temos de decidir é o que fazer com o tempo que nos é dado. O ensinamento é do personagem Gandalf, de O Senhor dos Anéis, o clássico preferido de Alezi Lino Goulart, 18 anos, fundador do site Nerd Universe. O garoto de Porto Alegre deu continuidade à apaixonada saga de peregrinar atrás de games, livros e filmes de super-heróis herdada dos pais e ainda fez disso um negócio.

Quem são os nerds e como essa cultura virou pop
Sete coisas que não podem faltar na casa de um nerd

Orgulhosamente nerd, decidiu largar o Ensino Médio para se dedicar ao e-commerce geek e registrou, no primeiro ano, um faturamento de aproximadamente R$ 2 milhões. No escritório da empresa, no bairro São Geraldo, em Porto Alegre, ele divide espaço com parte dos 28 funcionários nerds, quadros, bonecos e máscaras de personagens geek, produtos que estão na lista de 500 itens vendidos no Nerd Universe.

Para o jovem empresário, os nerds reinventaram seu próprio estereótipo e estão muito mais inseridos socialmente, mas isso não quer dizer aceitação total. Alezi acredita que ainda existe preconceito, mas de maneira mais leve, principalmente porque assumiram a dianteira em setores importantes da sociedade, como o consumo.

- Hoje ser nerd não é mais um problema. O nerd é aquela pessoa que busca algo a mais. A nossa cultura viralizou - avalia.

Com um histórico escolar de boas notas, Alezi contou com o apoio dos pais para abandonar o Ensino Médio no Colégio Maria Imaculada e embarcar no mundo dos negócios online. Aos 16 anos, ele já havia sido emancipado e hoje mora sozinho, tem o próprio carro e se prepara para ampliar o Nerd Universe. O empreendedorismo combina com essa turma de habilidades tecnológicas, curiosidade e avidez cultural.

A base dos negócios é virtual, mas não se resume a isso. Tiago Faccio, 36 anos, começou com a Woodoo Oficina Web, uma agencia de publicidade com foco digital, na Cidade Baixa, mas a ideia foi embrião para um bar, que funcionou por dois anos no mesmo bairro da Capital e oferecia games e jogos de tabuleiro aos frequentadores. Agora, o publicitário, entre outras atividades, promove a festa itinerante Woodoo Lounge Party, que teria a quinta edição neste sábado no Bar Opinião, em Porto Alegre. O evento mistura música, games, jogos de tabuleiro em um só ambiente. Pode não parecer trabalho, mas no mundo nerd, ou geek, isso é vida profissional.

- Acho que isso diferencia esse público. A gente não trabalha por simples imposição, mas porque sente satisfação naquilo que faz, se diverte e, no meio disso, tem um business. É uma filosofia de vida.

VÍDEO: Jornalistas de ZH batem um papo sobre a data a ser comemorada neste 25 de maio - uma celebração com a qual eles nem sonhavam quando eram adolescentes. Assista:


MAIS SOBRE

Últimas Notícias