Entretenimento



Sucesso das seis

O que "Sete Vidas" ensina a "Babilônia"

Novela de Lícia Manzo dá lições que poderiam ser explorada na trama das nove da RBS TV

03/05/2015 - 10h03min

Atualizada em: 03/05/2015 - 10h03min


TV Globo / Divulgação

Texto sutil da novela das seis, Sete Vidas, não levanta bandeiras, mas consegue abordar assuntos delicados sem provocar polêmica como a trama das nove, Babilônia. Alguns especialistas em comunicação apresentam elementos da obra de Lícia Manzo que poderiam fazer o folhetim de Gilberto Braga, Ricardo Linhares e João Ximenes Braga conseguir sucesso.

"Sete Vidas", o sucesso de um texto sutil e inteligente

Estilo de texto

Em meio a polêmicas, a novela das nove passou por mudanças para tentar alavancar a audiência, que estava em queda. Especialistas em comunicação acreditam que o estilo mais explícito da trama de Gilberto Braga, Ricardo Linhares e João Ximenes Braga é propenso a criar conflitos. Enquanto Lícia Manzo apresenta um texto sutil com abordagem verossímil, os autores de Babilônia criam cenas fortes e apostam no antagonismo entre vilãs e mocinha.

Entrelinhas

Não teve beijo gay em Sete Vidas. Na trama das seis, Esther (Regina Duarte) é viúva e sua companheira não apareceu. Elizabeth Bastos Duarte, pós-doutora em TV pela Sorbonne Nouvelle, diz que o fato de o casal de Babilônia ser formado por Fernanda Montenegro e Nathalia Timberg pode ter ampliado a rejeição:

- O fato de serem duas senhoras e renomadas atrizes se beijando pode ter incomodado mais. Fossem jovens, talvez não tivesse tanto problema.

A emoção

"Falta um tanto de humanidade a Babilônia", escreveu o crítico Nilson Xavier.

A análise dele deriva do fato de que a trama das nove está distante da realidade, com abordagens inverossímeis. O público acaba não se identificando com nenhum dos dramas. Na novela das seis é diferente, ali estão os conflitos da mulher que não abre mão da carreira para ser mãe, da mãe que cria o filho sozinho, tramas que aproximam o público do texto.

Leia mais sobre TV e Entretenimento


MAIS SOBRE

Últimas Notícias