Entretenimento



Falando de Sexo

Qual é hora certa de voltar a fazer sexo após um ataque cardíaco?

28/05/2015 - 20h01min

Atualizada em: 28/05/2015 - 20h01min


Lúcia Pesca
Enviar E-mail
Kzenon / Shutterstock

Bom dia, amigas! Aqui em casa, nós lemos vocês todos os dias. Muitas vezes, debatemos a coluna. É que tem muitas coisas interessantes nela!

Mas estamos com um problema, apesar de que o pior já passou: meu marido teve um ataque cardíaco faz seis meses. Agora, queremos voltar a fazer sexo, mas estamos cheio de receio, cuidado e medo... Será que a gente pode voltar à nossa vida sexual, que era tão boa?

Depois de sofrerem um ataque cardíaco, as pessoas costumam se preocupar com a segurança em retomar suas relações. Pesquisadores descobriram que, enquanto a maioria reacendeu suas vidas sexuais dentro de um mês após o ataque, muitos ficaram com medo de a transa afetar seus corações.

Estudos têm mostrado que, para a maioria dos sobreviventes de ataque cardíaco, o sexo acaba sendo uma atividade de baixo risco. Menos de 1% de todos os ataques cardíacos acontece durante a prática sexual.

Leia outras colunas do Falando de Sexo


Uma das orientações médicas para saber quando se estará pronto para algumas atividades, incluindo o sexo, é o indicativo se o paciente cardíaco consegue subir dois lances de escada sem ter dor no peito nem dificuldade para respirar.

Remédios podem afetar
A depressão, por exemplo, é comum após um ataque cardíaco, e isso pode afetar o funcionamento sexual do paciente. Então, o que se pode fazer nesse caso?
Saber que não está sozinho nem ter medo. E se você se preocupa, procure seu médico e pergunte sobre isso.

Disfunções sexuais após um ataque cardíaco também podem começar a acontecer, não só pela depressão, mas devido aos efeitos colaterais de alguns remédios. Sexo também faz a pessoa se sentir relaxada e viva.

Portanto não despreze a preocupação em retomar sua vida sexual após um ataque do coração. Fale com seu médico.

Tire suas dúvidas mandando e-mail para falandodesexo@diariogaucho.com.br


MAIS SOBRE

Últimas Notícias