Entretenimento



Saiba mais

Qual é o método anticoncepcional mais apropriado para você?

26/05/2015 - 20h01min

Atualizada em: 26/05/2015 - 20h01min


Lúcia Pesca
Enviar E-mail
Stock.xchng / Divulgação

Eu e a minha namorada estamos transando há pouco tempo, mas ela não toma nada. Teve um dia que a camisinha estourou, e ela tomou a pílula do dia seguinte. Vocês não acham que seria melhor usar algo que fosse diário?

Oi, colunistas do Diário Gaúcho, vocês são dez! Tento ler a coluna sempre que a minha mãe traz o jornal para casa. Mas o negócio é o seguinte: tenho 18 anos, namoro um guri da minha idade e, agora, quero começar a cuidar para não engravidar. Aí, pensei que vocês podem me ajudar, né? Qual é o método que tem mais eficácia na prevenção?


Caros leitores, o melhor método anticoncepcional é procurar um ginecologista e ver o que mais se adapta ao seu organismo. Do contrário, você está jogando com a sorte, o que pode custar lhe muito caro!

Colocaremos aqui os métodos mais usados para seu conhecimento e para ajudar a discutir com seu médico. Há  um monte de opções, desde preservativos até as pílulas.

Leia outras colunas de Falando de Sexo


Lembrando que os preservativos masculinos (a camisinha) são uma forma confiável e barata de prevenir a gravidez. São duráveis e podem ser mais eficazes contra as doenças sexualmente transmissíveis. Se usados perfeitamente a cada vez, impedem a gravidez em 98% dos casos.

Quanto antes, melhor
Outras opções, como o diafragma e o diu, estão disponíveis somente por prescrição. O diafragma é cerca de 90% eficaz na prevenção da gravidez, enquanto o DIU que usa hormônios é bom durante o prazo de cinco anos.
 
Já o diu de cobre é recomendável para até dez anos. Mas não protege contra as doenças e tem cerca de 99% de eficácia.

A pílula de emergência  é  para após a relação sexual desprotegida ou nas paradas de uso de preservativo. Pode impedir a gravidez de três a  cinco dias depois da relação, mas tome o quanto antes!

Cuide da sua saúde
Não espere ser pego de surpresa por uma gravidez ou doença indesejada. Procure já orientação médica.

Tire suas dúvidas mandando e-mail para falandodesexo@diariogaucho.com.br


MAIS SOBRE

Últimas Notícias