Entretenimento



Sétima arte

Filme rodado em Alvorada tem estrela global no elenco

Longa deve ficar pronto em dezembro deste ano e será exibido em praça pública

05/06/2015 - 07h01min

Atualizada em: 05/06/2015 - 07h01min


Elana Mazon
Elana Mazon
Enviar E-mail
Carlos Macedo / Agencia RBS
Werner (D) aceitou o convite e mandou ver nas filmagens

Escrever um roteiro, produzir, selecionar elenco, correr atrás de locações, dirigir, operar a câmera, editar. São muitas funções, mas Evandro Berlesi, 38 anos, exerce todas para ver os filmes dele prontos. Ele é o criador da Alvoroço Filmes, uma produtora independente de Alvorada.

- Costumo dizer que eu sou formado em Sessão da Tarde. Sempre gostei de filmes. Daí, veio a vontade de trabalhar nisso - explica o cineasta autodidata.

Em 2007, Evandro lançou o livro Eu Odeio o Orkut, que virou filme dois anos depois, com a participação da estrela Luana Piovani, e passou a viver de arte. Seu primeiro longa, totalmente alvoradense, ficou pronto em 2008. O nome é Dá 1 Tempo.

- Os filmes podem ter do prefeito a um mendigo famoso da cidade. Desde que mostrem figuras daqui - explica.

Nesta semana, foi gravada a última cena do mais novo filme da Alvoroço: O Maníaco do Facebook. A locação? O Boteco do Jones, no Bairro Algarve, emprestado pelo proprietário. A equipe de produção? Evandro e os colegas Felipe Chagas (responsável pelo áudio) e Leandro Sagguy (produtor, faz-tudo e no elenco).

Os atores? Anderson Andrade da Silva, que interpreta o protagonista Chitão, um homem perturbado que acredita que a sua vida é um grande Facebook, e o global Werner Schünemann, como um matador de aluguel. Werner recebeu o roteiro pelas redes sociais.

- É como eu faço contato com famosos que participam dos meus filmes. Antes, era pelo Orkut. Agora, pelo Face - explica Evandro.

Disfarça bem

Werner não só apareceu nas filmagens como deu entrevista e falou sobre a importância de projetos como o de Evandro.

- Uma iniciativa dessas numa cidade que acaba penando em questões de produção cultural é ótima. Costumo ajudar quem está começando - diz o ator.

Evandro não esconde o frio na barriga na hora de dirigir atores experientes como Werner:

- Eles estão preparados com grandes produções.

Às vezes, me fazem perguntas que eu nem sei responder. Aí, dou uma disfarçada (risos).

 
Evandro promete longa para dezembro

Tem lugar para todos nas produções

Quando Evandro cria um roteiro e decide levá-lo para a telona, o primeiro passo é definir o elenco.

- Promovo testes, e os selecionados participam de uma oficina de interpretação - destaca.

E ninguém fica de fora: do papel principal ao figurante, todos são aproveitados. O protagonista de O Maníaco é o metalúrgico Anderson Andrade da Silva. Ele tem jogo de cintura para conciliar as filmagens com o trabalho:

- Só dá porque o Evandro faz os horários serem flexíveis.

Prontinho

A Alvoroço promoverá uma exibição pública do longa, na praça central de Alvorada. Também são enviadas cópias em DVD para locadoras da cidade, e o filme é distribuído nacionalmente. Ainda é vendido para um canal de tevê por assinatura.

- Nosso primeiro filme foi visto por 25 mil pessoas na praça. Vamos tentar exibir O Maníaco do Facebook também em cinemas - afirma Evandro, que pretende lançar a obra em dezembro.

Depois, ela será disponiblizada gratuitamente na rede.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias