Entretenimento



Falando de Sexo

Após sofrer um infarto, a maioria dos homens pode ter uma vida sexual normal

Pesquisas mostram que o número de eventos cardiovasculares durante o sexo não chega a 1%

28/07/2015 - 21h48min

Atualizada em: 28/07/2015 - 21h48min


Lúcia Pesca
Enviar E-mail
Kzenon / Shutterstock

Precisamos da ajuda de vocês. É que o meu marido teve um infarto há seis meses, e nós estamos com muito medo de que ele tenha outro justamente quando a gente estiver transando.

O infarto aconteceu depois de uma grande incomodação, não durante o sexo! O médico disse que ele está liberado para a relação sexual, mas sei lá...
Tenho medo de que, desse jeito, a gente fique sem sexo para sempre. Mas ele tem se sentido bem e já emagreceu o que precisava.

 
Cara amiga, é natural que tanto você quanto seu marido tenham este medo de transar e, ao mesmo tempo, de ficar para sempre sem a atividade sexual depois do infarto. É uma postura de desconfiança que o paciente passa a ter depois do ocorrido.

Mas o que os médicos dizem é que, geralmente, a preocupação não faz muito sentido. Para a maioria dos pacientes, o sexo está liberado em até seis meses depois do infarto.

É bom lembrar que uma ereção só acontece quando os corpos cavernosos do pênis são preenchidos com sangue. Para isso, as artérias que vão para o pênis precisam estar dilatadas, e o coração precisa bombear o sangue para que ele chegue ao órgão. 

Avaliação médica

Sendo assim, a ereção está relacionada ao sistema cardiovascular. Só que a pessoa não perde a função do coração como bomba, e, após o infarto, ele volta a bombear sangue.

É por isso que, na maioria dos casos, o infarto não compromete a ereção nem a capacidade de se exercitar. Pesquisas mostram que o número de eventos cardiovasculares durante o sexo não chega a 1%.

Mas cada caso é um caso, e é muito importante lembrar que apenas o médico poderá dizer se a pessoa está liberada ou não para praticar atividade sexual e outros tipos de exercícios físicos. A avaliação e o conhecimento sobre o que o paciente fazia antes do ocorrido, se praticava muito esporte ou se era sedentário, por exemplo, são alguns dos fatores que precisam ser considerados.

Portanto, amiga, se a avaliação do médico foi feita, e o seu marido foi liberado, soltem suas fantasias e voltem a apimentar o sexo! 

Leia mais colunas do Falando de Sexo

Se você tiver dúvidas ou sugestões de assunto, escreva um e-mail para falandodesexo@diariogaucho.com.br

 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias