Entretenimento



Música

Conheça os cinco novos talentos sertanejos do Brasil

Entre as 10 músicas mais tocadas no país, cinco são desta nova safra, como Marcos & Belucci (foto abaixo), a qual pertencia também Cristiano Araújo

17/07/2015 - 19h31min

Atualizada em: 17/07/2015 - 19h31min


José Augusto Barros
Enviar E-mail
Divulgação / Divulgação

A morte precoce de Cristiano Araújo, aos 29 anos, em junho, um jovem sertanejo de sucesso recente, estourado nas regiões Centro-Oeste, Nordeste e no Interior de São Paulo, mas nem tanto no Sul do Brasil, trouxe à tona um debate. Será que estamos olhando com a devida atenção para fenômenos do gênero que surgem por todo o Brasil?

O mais recente relatório da Crowley, que monitora a execução das músicas no país, não deixa dúvidas: dos 100 hits mais tocados no Brasil, 61 são sertanejos. E as dez primeiras colocações são todas de canções deste gênero musical.

No top dez, além de grandes estrelas como Luan Santana, estão nomes como Henrique & Juliano, Lucas Lucco, Henrique & Diego, Eduardo Costa e Marcos
& Belutti. Eles integram essa safra que pede passagem, a mesma da qual fazia parte Cristiano. Com vocês, os cinco representantes

Henrique & Juliano

Em cerca de quatro anos, tudo mudou para os irmãos Henrique, 26 anos, e Juliano, 24. Naturais de Palmeirópolis, no Tocantins, os músicos viram a carreira dar uma guinada: cerca de 23 shows por mês, média de público de 30 mil pessoas, mais de 200 milhões de visualizações no canal oficial do Youtube e turnê pelo Exterior.

 

Em 2012, eles ficaram conhecidos na Região Norte com Vem, Novinha, mistura de sertanejo com arrocha. Em 2014, com o DVD Ao Vivo em Brasília e a canção Não Tô Valendo Nada, com participação de João Neto & Frederico, veio o sucesso nacional.

- É inacreditável, mesmo sabendo que, antes, a gente lutou muito pra chegar até aqui. Mas a explicação é Deus. Ele sabe o tempo certo, e somos merecedores. Estamos plantando bons frutos sem passar por cima de ninguém - afirma Juliano em entrevista a Retratos da Fama.


Avassaladores

A história é parecida com a de muitos sertanejos. Desde pequenos, eles cantam músicas do gênero, apoiados pelo pai.

- Nós ouvíamos muito Mamonas Assassinas também. A boa música é a que desperta um sentimento ou que nos faz dançar. Nem que seja mexer os pés ou a cabeça - diz Juliano.


Longe das polêmicas, Luan Santana tem música sertaneja mais tocada no país há três meses

Os irmãos têm um hit avassalador no Youtube: Cuida Bem Dela, com 98 milhões de visualizações e uma das dez mais tocadas no país, e 10 Minutos Longe de Você, gravada por Victor & Leo, com participação especial de Henrique & Juliano.




Marcos & Belutti

Formada no final de 2007, a dupla Marcos & Belutti já começou abençoada por feras do sertanejo. Os amigos foram apresentados um ao outro por Bruno, da dupla com Marrone, e por Edson, parceiro de Hudson.

Sertanejos gravam música que homenageia Cristiano Araújo

Antes, Belutti já tinha destaque no meio pela composição de Eu Sou Peão, que esteve na trilha sonora da novela América (2005). Em 2008, no palco do Villa Country, em São Paulo, Marcos, 31 anos, e Belutti, 33, gravaram o primeiro CD e DVD, dirigidos justamente por Bruno e Edson. Na época, a canção Vem me Amar, composição de Belutti, agradou em cheio.

Fenômeno

O estouro nacional veio no ano passado, com Domingo de Manhã, que integrava o disco Acústico. Hoje, o clipe tem mais de 83 milhões de visualizações no Youtube e esteve entre os dez mais visualizados de 2014.

- Temos pouco tempo de estrada juntos, mas trabalhamos com música há muitos anos. É incrível saber que conseguimos levar para todo mundo o que mais gostamos de fazer, que é a nossa música. Domingo de Manhã foi um divisor de águas na nossa carreira. A partir dela, ficamos conhecidos no país inteiro - confirma Belutti a Retratos. 



Da dupla, que aposta no romantismo e na "sofrência" (letras de dor de cotovelo), o inusitado são as referências. Belutti, de São Paulo capital, é fã do cantor Luis Miguel, e Marcos, de Santo André, tem como ídolo Michael Jackson.

Eduardo Costa

Espécie de afilhado de Leonardo, o mineiro Eduardo Costa, 36 anos, começou a carreira durante a sua adolescência, na banda K&Pira. Sem muito sucesso, chegou a formar a dupla Eduardo e Cristiano. Em 1998, lançou o seu primeiro CD da carreira solo, O Menino de Goiás, em uma produção simples, com voz e violão, virando febre em Goiânia.



Em 2006, o cantor assinou com a Talismã Music, de Leonardo, que passou a agenciar a sua carreira. Na ocasião, lançou o DVD Eduardo Costa Ao Vivo, com participação do padrinho. As vendas superaram 500 mil cópias, com a música Me Apaixonei nas paradas musicais.



Sonho real

Em 2014, Eduardo e Leonardo gravaram o DVD Cabaré em turnê que percorreu o país e com uma das principais canções: Os 10 Mandamentos do Amor, cujo clipe tem cerca de 8 milhões de visualizações no Youtube. Ao The Noite Com Danilo Gentili, do SBT, ele falou sobre o grande sonho de estar ao lado de Leonardo.

- Imagina gravar um DVD ao lado do meu grande ídolo! Leonardo, que nunca mais tinha cantado em dupla (desde a morte do parceiro e irmão, Leandro, em 1996), também se emocionou - relatou Eduardo.




Lucas Lucco

Em 2014, conforme levantamento oficial do Youtube, Lucas Lucco teve o clipe mais visto no site: Mozão. O vídeo, que conta a história de uma mulher que luta contra o câncer de mama, teve mais de 51,5 milhões de visualizações desde janeiro daquele ano - hoje, tem mais de 70 milhões. 

- Essa nova geração da música sertaneja se aproximou das baladas das grandes cidades, caindo no gosto dos jovens que vivem em áreas urbanas. O sertanejo sempre teve e terá a sua raiz no campo, nas áreas rurais, pois é onde nasceu, mas ultrapassar essa barreira e chegar na cidade grande é uma conquista muito importante - afirmou Lucas, 24 anos, a Retratos da Fama.

Descontraído

O mineiro, que até já participou da Dança Dos Famosos, do Domingão do Faustão, começou a cantar aos dez anos e chegou a trabalhar como modelo durante cinco. Em 2011, lançou Amor Bipolar, mas o seu primeiro grande sucesso foi Pra te Fazer Lembrar, em um tom mais romântico. 



- A linguagem mudou um pouco. Está mais descontraída, mas o amor ainda é tema unânime dentro da música sertaneja - defende ele.

Seu primeiro DVD, O Destino, foi gravado em abril de 2014, em Patrocínio, sua cidade natal. E é claro que Mozão foi o grande destaque: 
- A ideia era alertar e dizer que o câncer de mama tem cura.  

Leia mais sobre famosos e entretenimento

As 10 músicas mais tocadas do país, entre todos os gêneros:

1ª)   Escreve Aí - Luan Santana
2ª)   10 Minutos Longe de Você - Victor & Leo, com participação especial de Henrique & Juliano
3ª)   Poeira da Lua - Marcos & Belutti
4ª)   Mudando de Assunto - Henrique & Juliano
5ª)   Bem Feito - Thaeme & Thiago
6ª)   Suíte 14 - Henrique & Diego, com participação de MC Guimê
7ª)   Coração Cansou - Michel Teló
8ª)   Previsão do Tempo - Fernando & Sorocaba
9ª)   Sapequinha - Eduardo Costa
10ª) Farra, Pinga e Foguete - Bruno & Barretto

* Fonte: Crowley, empresa de monitoramento de execução de canções no país.
* Período: de 5 a 11 de julho


MAIS SOBRE

Últimas Notícias