Entretenimento



Beleza em eavidência

De Maju Coutinho a Sheron Menezzes: as negras que estão roubando a cena na telinha

Entre Malhação e Verdades Secretas, só a novela das seis, Sete Vidas, não tem uma personagem negra se destacando - e ainda tem o Jornal Nacional!

03/07/2015 - 21h01min

Atualizada em: 03/07/2015 - 21h01min


Zé Paulo Cardeal / TV Globo
Maju nem dá bola para comentários maldosos

Já faz tempo que atrizes negras deixaram de interpretar apenas papéis de empregadas ou escravas e passaram a ocupar os núcleos mais importantes das novelas brasileiras. Atualmente, a beleza negra está em evidência não em uma trama, mas em diversos horários da TV Globo. Entre Malhação e Verdades Secretas, só a novela das seis, Sete Vidas, não tem uma personagem negra se destacando. Nem o Jornal Nacional fica para trás, já que conta com a jornalista Maria Julia Coutinho como apresentadora da previsão do tempo _ e que sucesso!

Leia outras notícias sobre famosos e entretenimento

Entre iniciantes e veteranas, protagonistas e coadjuvantes, Retratos da Fama mostra as histórias e as lutas das negras que estão no ar. O preconceito ainda existe, mas a opinião delas é unânime: estamos avançando!

Malhação - Jeniffer Nascimento
Além de atriz, Jeniffer Nascimento, 21 anos, é cantora, assim como Sol, sua personagem em Malhação. Ela diz não separar as duas carreiras, e o seu objetivo de vida tem bastante a ver com isso:



- Meu maior sonho profissional é chegar em um patamar em que eu seja autossustentável em relação à minha carreira, que eu tenha condições de produzir e criar minhas próprias coisas.

Na hora de responder se já passou por situações de racismo, Jeniffer despista, mas não nega:

- Digamos que sim. Eu ainda acho essa questão de perfil para trabalho um pouco limitada no Brasil. Na própria Broadway, nos Estados Unidos, eles não são tão apegados à raça ou cor. Mas, um dia, chegaremos lá.

I Love Paraisópolis - Lucy Ramos
Lucy Ramos é Patrícia em I Love Paraisópolis, uma terapeuta cheia de classe. Para interpretá-la, a atriz abriu mão de um papel no horário nobre, já que estava escalada para viver uma moradora do morro da Babilônia na novela das nove.

- Achei ótimo fazer uma personagem refinada, não estereotipada. Nós, negros, sempre interpretamos empregados, escravos ou estamos em situação inferior - disse ela à revista Época.


Foto: TV Globo - Divulgação

Lucy foi criada na favela de São João, na periferia de São Paulo:

- O bom é fazer algo diferente e encaro isso como um avanço do mercado para nós. Um negro pode, sim, interpretar uma psicóloga.

Jornal Nacional - Maju Coutinho
A jornalista Maria Júlia Coutinho, que prefere ser chamada de Maju e apresenta a previsão do tempo no Jornal Nacional, é só espontaneidade. Cada aparição sua rende uma chuva de comentários nas redes sociais, que vão desde os termos que ela usa para falar sobre o clima até opiniões de muito mau gosto, como "Cabelo ruim" e "Não bebo café para não ter intimidade com preto".

Os apresentadores do JN, William Bonner e Renata Vasconcellos, gravaram um vídeo em solidariedade a Maju e incentivando o uso da hashtag #SomosTodosMaju. 

- Não me abalo. Acho triste, mas sou muito consciente. Cresci numa família que militou no movimento negro - afirma a jornalista, confiante.

Babilônia - Sheron Menezzes e Camila Pitanga
Quando o assunto é beleza negra na telinha, Babilônia dá um show. São quatro beldades no elenco, em papéis que vão desde a garota da favela que sonha em morar no asfalto até a que chegou lá: Juliana Alves, Sheron Menezzes, Camila Pitanga e Kizi Vaz.


Foto: TV Globo - Divulgação

Camila vive a batalhadora Regina, que não baixa a cabeça para nenhuma situação, incluindo a discriminação. Em uma das cenas da novela, Júlia (Sabrina Nonata), a filha da personagem de Camila, sofre com o preconceito na escola, e Regina defende a menina, dizendo que ela não deve aceitar a situação e até cita Paula, a personagem de Sheron, como uma referência a ser seguida.

Paula, por sua vez, é uma advogada negra, ex-moradora do morro, que entrou na faculdade pelo sistema de cotas. Conquistou o seu espaço profissional, mas não sem ser vítima de preconceito, mesmo que velado.


Foto: TV Globo - Divulgação

Camila já sentiu na pele o preconceito como a Isabel, de Lado a Lado (2012), e acredita que o assunto é bem abordado nas novelas atualmente.

- É cada vez mais natural a gente ver a nossa realidade (dos negros) nas novelas. As contradições que ainda vivemos em relação ao preconceito racial são mais iluminadas. Antes, havia mais tabu. Não havia nem lei (a contra o racismo prevê reclusão a quem comete discriminação) - disse ela ao jornal O Globo.

Verdades Secretas - Jéssica Córes
Do mundo da moda para o da televisão, mas sem separar as duas coisas. Jéssica Córes é uma modelo com campanhas, desfiles e comerciais no currículo.


Foto: TV Globo / Divulgação

Agora, interpreta uma colega de profissão na novela Verdades Secretas. Ela é Lyris, modelo da agência de Fanny (Marieta Severo), mas que não aderiu ao book rosa.
A estreia em novelas está sendo em grande estilo. Na trama, ela acusa Alex (Rodrigo Lombardi) de estupro.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias