Entretenimento



Escuta Essa

Gaúchos do Rafuagi celebram sucesso de turnê pela Europa

Rappers passaram 20 dias no Velho Continente, fizeram cinco shows e divulgaram o rap feito aqui em três países

10/07/2015 - 13h27min

Atualizada em: 10/07/2015 - 13h27min


José Augusto Barros
Enviar E-mail

Em 2009, nas páginas do Diário Gaúcho, tive a honra de contar a história do grupo Rafuagi. Na época, Rafa, líder dos rappers, era fiscal de uma empresa de ônibus em Esteio e conciliava a função com o grupo. Hoje, seis anos depois, tudo mudou.
Depois de discos lançados, shows pelo Brasil e na América do Sul, o grupo atravessou o Oceano Atlântico e chegou na Europa. Por 20 dias, os talentosos músicos fizeram uma turnê que passou por Espanha, Portugal e França, com cinco shows.

- O convite surgiu em 2014, quando participamos de um grande festival na Colômbia. Lá, conhecemos donos de festivais da Europa, que viram nosso trabalho e curtiram - explica Rafa.

Além dos shows, gravação de clipes

No Velho Continente, Rafa, Ricky, DJ Croko e Dplay mostraram aos gringos canções do disco Parte do Ciclo, lançado em agosto de 2014. Por lá, gravaram clipes de duas músicas: Valores e Nem Se Apresenta.

- Foi uma grande experiência! Além de tocar em grandes festivais, a gente aprendeu como divulgar eventos, produzir nossos shows. E em Madri, o Jorge Drexler viu nosso show - comemora Rafa.

Leia mais sobre famosos e entretenimento

Na Europa, os rappers começaram a bolar um grande intercâmbio de rappers independentes.

- É tudo gente como a gente, que não tem uma grande gravadora por trás. A ideia é levar os nossos nomes para lá e trazê-los também - explica o cara.

Emicida grava clipe com gaúchos do Rafuagi

E claro que, no meio disso tudo, sobrou um tempinho para um turismo.

- Foi demais, passamos por vários lugares legais, como a Torre Eiffel, em Paris! No começo, não tinha como imaginar que chegaríamos aqui. Sempre nos espelhamos no Criolo, que demorou 20 anos para estourar, ele é um exemplo de persistência. E nós estamos chegando lá! - comemora Rafa.

Vitor Ganne / Divulgação

MAIS SOBRE

Últimas Notícias