Entretenimento



Porto Alegre

Artistas saem às ruas para protestar contra mudanças na lei

Manifesto teve início no Centro Histórico e terminou na Cidade Baixa

28/08/2015 - 23h16min

Atualizada em: 28/08/2015 - 23h16min


Adriana Franciosi / Agencia RBS

As vias de Porto Alegre foram tomadas por dezenas de artistas de rua carregando instrumentos, máscaras e indignação. O protesto, que teve início às 19 horas na Largo Glênio Peres e seguiu para o Largo Zumbi dos Palmares, na Cidade Baixa, é uma forma de repúdio à minuta divulgada pela prefeitura no dia 13 deste mês. O documento regra as manifestações culturais de rua e promove uma série de mudanças na lei nº 11.586, de 5 de março de 2014. Para o integrante da diretoria do Sindicato dos Artistas e presidente da Casa do Artista Rio-Grandense, Luciano Fernandes, a prefeitura não está respeitando os direitos dos artistas. 

- O documento faz uma série de exigências como a proibição de tambores. Os artistas teriam, conforme a minuta, que fazer um cadastro para poder se apresentar. A situação já está difícil com espaços culturais fechando e mais pessoas vindo para as ruas. A prefeitura não pode fazer isso. Nós estamos de olho e vamos nos manifestar para que essa minuta não seja oficializada - disse Fernandes. 

Leia a minuta de decreto na íntegra
Artistas de rua têm em comum a relação com a música ainda na infância

Manifesto pelas ruas Foto: Adriana Franciosi / Agência RBS

Diante de manifestações anteriores, o vice-prefeito, Sebastião Melo, garantiu que a minuta de decreto foi criada para colocar o assunto em pauta, mas que o documento precisa ser aperfeiçoado. Segundo Melo, a minuta foi distribuída sem a sua anuência. Ele pediu, ainda, que o texto fosse desconsiderado.

Mesmo assim, o Sindicato dos Artistas optou por realizar a manifestação desta noite.

- A prefeitura tem que saber que estamos atentos - finalizou Fernandes.

* Zero Hora


MAIS SOBRE

Últimas Notícias