Entretenimento



Polêmica na rede

Fernanda Lima é chamada de "racista" e "sinhá" após postar foto das babás de seus filhos

Apresentadora quis homenagear as funcionárias que cuidam dos gêmeos João e Francisco mas foi alvo de críticas

04/08/2015 - 13h36min

Atualizada em: 04/08/2015 - 13h36min


Andréa Graiz / Agencia RBS

Fernanda Lima bem que tentou fazer uma homenagem para as babás dos seus filhos, Francisco e João, mas acabou envolvendo-se em uma polêmica no Instagram, na noite de segunda-feira. Tudo porque a apresentadora publicou uma imagem das funcionárias Ângela Dias e Tayane Dias bem estilosas e sem uniforme. "Aqui em casa não tem essa de babá vestida de branco! Olha o grau das mina", escreveu Fernanda na legenda da foto na qual as duas aparecem pra lá de estilosas.

Em poucos minutos, a publicação já tinha mais de 500 comentários, entre elogios e protestos contra a loira, que foi chamada de racista e até mesmo de sinhá - em referência aos tempos de escravidão no Brasil. "O mais triste desse país não é o fato de estarem vestidas de branco ou não, é o fato de sempre vermos pelo passado escravocrata esse tipo de foto, a sinhá branca falando 'olha, minhas negras não vivem na senzala, são da casa'. Pode até tratar bem, mas infelizmente elas sempre serão as babás e a sinhá sempre será a boazinha, tipo Princesa Isabel. Um dia, neste, país ainda vamos ver os negros no poder e não só subalternos como essa foto", escreveu uma seguidora.

Fernanda rebateu o comentário: "Querida, essas meninas são filhas de uma grande amiga e não trabalhavam. Quando tive meus meninos, liguei pra ela perguntando se elas queriam uma oportunidade de trabalho porque eu estava disposta a ensinar, já que saquei que, apesar de difícil, a profissão de babá pode ser muito rentável. Desde então elas convivem com nossa família, comemos na mesma mesa, conversamos e trocamos confidências como amigas e ainda as remunero muito bem. Sem queixas, nem crises por parte de ninguém. Boa tarde pra você também", disse a apresentadora.


Em um novo comentário, Fernanda ainda completou: "Estou meio cansada dessas discussões e interpretações de texto alucinadas da rede. E também torço pela alternância de poder. Seria maravilhoso um presidente negro. Pelo menos concordamos em algum ponto".

A autora do texto que condenava a apresentadora foi muito criticada por uns, mas também aprovada por outros. Diante da resposta de Fernanda, a seguidora revidou: "Como sou uma pessoa educada e antes que os seguidores da sinhá Fernanda comecem a me xingar, falar que quero me aparecer e não vão entender, porque falar sobre isso com pessoas não negras é o mesmo que falar a um ateu as maravilhas de Deus", disse.

Fernanda resolveu colocar um fim à discussão: "Acho o diálogo rico e pertinente. Principalmente se não houver ofensas. Seguimos assim ou paramos por aqui. Beijos e não briguem, por favor".

Histórico de polêmicas raciais na internet

A seguidora que provocou a polêmica é a atriz Tatiana Godoi, cujo perfil no Instagram é Tatiana Godoi Oficial, uma velha conhecida por polêmicas desse tipo: em 2013, ela acusou o autor Walcyr Carrasco de racismo quando ele tencionou cortar o cabelo do menininho negro adotado pelo casal gay Niko (Thiago Fragoso) e Eron (Marcello Antony) na novela Amor à Vida.

Em seu perfil na rede social, Tatiana tentou se justificar dizendo que não quis acusar Fernanda Lima de racismo. "Em nenhum momento, chamei ela de racista e sim comparei ao período escravocrata. E os alienados seguidores, se derem um Google, vão ver que houve outras situações como deixar outra babá tomando chuva, mas deixo que falem, afinal até papagaio fala", escreveu ela.

As babás, que também têm conta no Instagram, preferiram ficar caladas na rede. Até a manhã desta terça-feira, a postagem de Fernanda Lima já somava mais de 1,7 mil comentários.

Leia outras notícias sobre famosos e entretenimento

Curta nossa página no Facebook


MAIS SOBRE

Últimas Notícias