Entretenimento



Falando de Sexo

Se o homem ejaculou pouco, quer dizer que está menos excitado?

E, na maioria das vezes, o volume do líquido que é liberado não está ligado à fertilidade

30/08/2015 - 10h57min

Atualizada em: 30/08/2015 - 10h57min


Lúcia Pesca
Enviar E-mail

Namorei um cara durante um ano, e terminamos. O sexo era ótimo. Agora, voltamos a sair e estou com dúvida se ele está ejaculando, porque sai muito pouco. Será que não tem mais tanto desejo assim por mim, e, por isso, sai pouco?

Que fatores determinam o volume de sêmen? Estou com 62 anos e, cada vez, sinto que estou gozando menos. Mesmo assim, tenho muita satisfação quando faço sexo até sem ejacular. Isso tem a ver com a idade?

Tenho 21 anos e, em alguns dias, me masturbo pelo menos uma três vezes. Comecei a ver que, nesses dias, a quantidade de ejaculação fica cada vez menor. Isso é normal?


O volume da ejaculação varia de homem para homem e de relação para relação. Muitas mulheres acham que isso tem relação com o nível de prazer sentido pelo seu parceiro.

No entanto, a quantidade de esperma expelida independe da excitação do homem. O que pode interferir é o intervalo de tempo desde a última ejaculação.

Naquele homem que ejacula várias vezes em uma relação sexual ou no mesmo dia, a quantidade de líquido vai ser menor. Se ele está há muito tempo sem ter relação, será maior e apresentará uma cor diferente, pois o esperma estará mais concentrado.

Quando investigar

Em média, os homens costumam expulsar entre 1,25ml e 5ml (1/4 de colher de chá a
1 colher de chá, respectivamente) de sêmen a cada vez que ejaculam. Mas esse valor varia de pessoa para pessoa.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o volume do ejaculado deve ser maior do que 1,5ml. Quem sempre ejacula menos do que 2ml pode ter algum problema de infertilidade e deve procurar um especialista para investigar.

Mas, na maioria dos casos, o volume da ejaculação não está ligado à fertilidade do homem. Alimentação e consumo de bebidas também não interferem diretamente, apesar de poderem causar alterações de cor, cheiro e gosto do esperma.

Homens mais velhos apresentam um esperma mais ralo devido a alterações biológicas. É isso que pode dar a falsa impressão de haver menos quantidade. 

Leia mais sobre Falando de Sexo

Se você tiver dúvidas ou sugestões de assunto, escreva para falandodesexo@diariogaucho.com.br 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias