Entretenimento



Falando de Sexo

Sua mulher deseja engravidar? Antes, esclareça mitos e tabus

A posição durante a relação sexual não interfere na fertilidade do casal, mas fatores ligados a hábitos saudáveis, sim

31/08/2015 - 20h01min

Atualizada em: 31/08/2015 - 20h01min


Lúcia Pesca
Enviar E-mail
Stock,Xching / Divulgação

Minha esposa quer ter filho, e eu tenho medo de que ela não queira mais fazer sexo quando engravidar. Acho que não tenho muita escolha.

Então, venho pedir ajuda com as seguintes perguntas. Qual é a melhor posição para engravidar uma mulher? E se ela estiver grávida e não quiser reciprocidade de toques sexuais?

Sexualidade não é coito, mas uma energia que motiva a encontrar o amor, o contato e a intimidade. Expressa-se na forma de sentir, nos movimentos das pessoas e como
se tocam.

Durante a gravidez, a vivência da sexualidade é influenciada pelas modificações anatômicas, fisiológicas ou psicológicas. Há a interferência de mitos, tabus, questões religiosas, socioculturais bem como o desconhecimento do próprio corpo.


Durante este período, a sexualidade da gestante é afetada por fatores como alterações na percepção da imagem corporal, diminuição do nível de energia, presença de sintomas fisiológicos, desconfortos corporais, ajustamento aos novos papéis sociais, qualidade do relacionamento e humor variável.

Verdade?

Mas a vida sexual, durante a gravidez, vai muito além do genital. O casal deve buscar maior intimidade e parceria.

Por isso, procure ouvir a gestante, participe da sua rotina, vá com ela ao obstetra e esclareça mitos e contraindicações para o ato sexual com penetração. Incremente os beijos, abraços e a troca de carícias, e, caso a dificuldade não diminua, procure auxílio de um especialista em sexologia.


Quanto à posição para engravidar, antigamente, os especialistas aconselhavam a mulher a permanecer deitada de barriga para cima de dez a 15 minutos após o ato sexual, para a gravidade ajudar os espermatozoides a subirem até a trompa uterina. Mas não há um estudo científico que comprove isso.

A fertilidade do casal também independe da posição sexual. Está ligada a condições de saúde prévias, hábitos como não fumar nem ingerir álcool, evitar a cafeína, beber água, praticar atividades físicas e usar, no caso das mulheres, o ácido fólico.

As dicas são da ginecologista e obstetra Graziela Rech Artico.

Leia mais sobre Falando de Sexo

Se você tiver dúvidas ou sugestões de assunto, escreva para falandodesexo@diariogaucho.com.br 

 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias