Entretenimento



Falando de sexo

Tire suas dúvidas sobre sangramentos e anticoncepcional injetável

A injeção trimestral não deve ser usada antes dos 16 anos e, preferencialmente, é indicada a mulheres que não podem ou não desejam recorrer ao estrogênio

28/08/2015 - 20h01min

Atualizada em: 28/08/2015 - 20h01min


Lúcia Pesca
Enviar E-mail
Robinson Estrásulas / Agencia RBS

Me chamo Gabriel, tenho 19 anos e namoro uma menina de 17 há dois anos. Estamos em estado de alerta, pois, quase todas as vezes que transamos, ela tem sangramentos parecidos com o da menstruarão, mesmo no meio da cartela de anticoncepcional. É algum risco do medicamento ou são outros agravantes?

Olá, meninas, gosto muito das dicas que vocês dão! Tenho 17 anos e uso há um ano e quatro meses o método anticoncepcional injetável mensal. Ouço muitas pessoas falarem que há alguns medicamentos que cortam o efeito desta injeção, como a Amoxicilina. Gostaria de saber se isso é verdade e que vocês falassem um pouco mais sobre a injeção que é tomada a cada três meses.

Convidamos a ginecologista e obstetra Graziela Rech Artico, especialista em sexualidade humana, para responder a algumas de suas dúvidas. O sangramento após o ato sexual com penetração precisa ser avaliado pelo médico, que fará uma avaliação detalhada para poder dar um diagnóstico preciso e possível tratamento.

Quanto ao anticoncepcional injetável, ele possui o mesmo mecanismo de ação das pílulas, pois suspende a ovulação, reduz a espessura endometrial (camada que reveste internamente o útero) e espessa o muco cervical (líquido que funciona como uma barreira natural para os espermatozoides). Com a interrupção da injeção mensal (Depomês), a capacidade de engravidar logo retorna.

Interações químicas

Algumas medicações podem reduzir, sim, a eficácia do método anticoncepcional hormonal. Incluem-se aí antibióticos, como a Rifampicina, anticonvulsivantes como a Fenitoína, Fenobarbital, Carbamazepina, Primidona, Topiramato, Oxcarbazepina, a
erva-de-são-joão, Isotretinoína,  além de antirretrovirais usados no tratamento da aids como Nelfinavir, Nevirapine e Ritonavir.

Sempre pergunte ao médico se possui interação e associe o uso do preservativo. A injeção trimestral não deve ser usada antes dos 16 anos e, preferencialmente, é indicada a mulheres que não podem ou não desejam recorrer ao estrogênio. Nenhuma delas, seja mensal ou trimestral, protege de aids e de doenças sexualmente transmissíveis.

Leia mais sobre Falando de Sexo

Se você tiver dúvidas ou sugestões de assunto, escreva para falandodesexo@diariogaucho.com.br  


MAIS SOBRE

Últimas Notícias