Entretenimento



Saúde

É possível comer doces todos os dias e manter uma alimentação saudável?

A nutricionista Vanessa Lewandowski orienta que o consumo diário de açúcar libre não ultrapasse 10% das calorias ingeridas diariamente

28/09/2015 - 07h05min

Atualizada em: 28/09/2015 - 07h05min


Patrick Rodrigues / Agencia RBS

Quem resiste a uma boa sobremesa depois do almoço, ou a uma fatia de bolo no lanche? Mas é possível comer doces todos os dias e manter uma alimentação saudável? Para a nutricionista do Sesc Gravataí Vanessa Lewandowski, sim:

Leia notícias de entretenimento

- Desde que utilizado com moderação em preparações culinárias com base em alimentos in natura ou minimamente processados, o açúcar contribui para diversificar e tornar mais saborosa a alimentação, sem ficar nutricionalmente desbalanceada.

Medida recomendada
O segredo, então, é a quantidade. 

- A Organização Mundial da Saúde recomenda que o consumo diário de açúcar livre não ultrapasse 10% das calorias ingeridas diariamente. Mas maiores benefícios podem ser alcançados se o consumo diário for reduzido para 5% das calorias ingeridas, ou cerca de 25g de açúcar por dia.

Leia outras notícias do caderno Lady

Mas fique atenta: essa quantidade se refere a todo tipo de açúcar. Incluem-se aí o contido em produtos industrializados, além do presente naturalmente em alimentos como mel, frutas e sucos.

Por uma boa causa
Existem alimentos que podem "enganar" o cérebro e trazer sensação de saciedade, quando bate aquela vontade de consumir açúcar. Confira abaixo.

/// Salada de frutas. Se precisar adoçar, use o açúcar mascavo.

/// Banana com canela assada no forno ou no micro-ondas. Fica ótima com gotas de mel.

/// Frutas secas como damasco ou ameixa.

/// Frozen de iogurte.

/// Alfarroba, por ser muito parecida com o chocolate, pode ser uma opção para quem é chocólatra e quer fugir da gordura do doce tradicional.

/// Gelatina.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias