Entretenimento



Coluna da Maga

Magali Moraes: "Só não me peça pra fazer conta de cabeça"

04/09/2015 - 07h08min

Atualizada em: 04/09/2015 - 07h08min


Miguel Neves / Divulgação

Dois mais dois

Me peça pra contar uma história, pintar parede, dirigir trator, qualquer coisa. Só não me peça pra fazer conta de cabeça. Sou um fiasco, passo vergonha. O que a ciência não explica: fui a maior CDF e sempre tirava notas altas em matemática. Como pode eu ter me tornado um zero à esquerda no setor numérico?

Quando terminei o colégio e escolhi trabalhar em comunicação, eu desejei tanto me livrar da matemática que deletei tudo do cérebro. Talvez seja trauma da professora que nos fazia repetir em coro a tabuada completa e cálculos impróprios para menores de 18 anos. Eu acompanhava até certo ponto, depois apelava pro truque de cantar o hino: só mexia a boca.

Leia todas as colunas da Magali Moraes


Me dividindo


Hoje sei que não foi inteligente me afastar dos números. A gente precisa da matemática a vida inteira pra não ser enrolada em troco, banco, salário, tema de filho. Numa liquidação, por exemplo, se eu tiver que calcular o desconto em cima do preço da etiqueta é como um balde de água fria, acabou a alegria. Às vezes até me arrisco sem a ajuda de instrumentos, mas desconfio do resultado e vou conferir na calculadora.      

Por isso eu acho lindo ver alguém fazer conta de cabeça. Já reparou que a pessoa geralmente olha pra um ponto fixo no ar, como se os cálculos estivessem acontecendo em 3D na sua frente? Fico imaginando números gigantes se movimentando e o resultado surgindo com efeitos especiais. Também invejo quem pega papel e lápis e calcula rapidinho. Nem sei por onde começar, prefiro desenhar ou inventar rimas.

Matemática comigo só se for inspiração pra escrever um parágrafo final bonitinho, dizendo que o importante é somar amizades, dividir sonhos, multiplicar sorrisos e jamais diminuir a esperança (raiz quadrada ou fórmula de Bháskara não rendem poesia). Agora você me ver fazendo conta de cabeça é como diz meu filho: calcula a chance.

Leia mais notícias do dia
Curta a nossa página no Facebook

* Diário Gaúcho


MAIS SOBRE

Últimas Notícias