Entretenimento



Falando de Sexo

Masturbação pode provocar danos à saúde?

Descubra se a quantidade e a frequência dessa prática interfere no organismo de homens e mulheres a longo prazo

27/09/2015 - 10h36min

Atualizada em: 27/09/2015 - 10h36min


Lúcia Pesca
Enviar E-mail
Diego Vara / Agencia RBS

Tenho 26 anos, não namoro ainda e  sinto vontade de me masturbar todos os dias. Venho fazendo psicoterapia, já que isso é malvisto pela Igreja, e eu sou católico. Mas não consigo me conter, mesmo quando tenho um compromisso.

Eu e a minha namorada só nos encontramos uma vez por mês e, aí, fazemos sexo toda hora. Às vezes, não sai mais nada quando acho que gozei.

Tenho 25 anos, sou solteiro e nunca tive namorada. Acho que isso se deve à minha timidez. Há pouco tempo, me despertou interesse em ver pornografias e me masturbar. Isso é saudável, pode diminuir o desejo de ter uma mulher e atrapalhar uma futura relação afetiva?

Masturbação não faz mal à saúde nem dos homens nem das mulheres. A prática não deixa  sequela alguma.

Não existe uma quantidade de vezes considera normal para se masturbar. Cada caso é único, mas, se está atrapalhando a sua vida, se você se sente mal ou culpado, vale procurar ajuda médica.

Ejaculação

Quanto à questão do segundo leitor,  o homem que tem repetidas ejaculações em um curto espaço de tempo, seja durante uma relação sexual ou na masturbação, lá pelas tantas, não tem mais sêmen. É que pode não haver tempo para que estas glândulas reponham seu estoque de esperma. 

Deste modo, o sêmen, se ainda sair, vem com menor volume e com uma concentração reduzida de espermatozoides. Mas isto não quer dizer que haja risco para a saúde do indivíduo.

Guardado um certo tempo de abstinência sexual, o esperma terá suas características novamente. E o homem se encontrará apto a fecundar uma mulher. 

Busque o equilíbrio

Que fique bem claro, do ponto de vista médico, que não existe risco de a masturbação levar à infertilidade ou acarretar danos à saúde do homem. Por outro lado, se o excesso da prática preocupa e afeta o psicológico, como é o caso da dúvida do terceiro leitor, quem sabe vale a pena tentar dar uma controlada?

Comece, por exemplo, tentando fazer só uma vez por dia. Ou procure uma terapia.

Leia mais colunas de Falando de Sexo

Se você tiver dúvidas ou sugestões de assunto, escreva para falandodesexo@diariogaucho.com.br

 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias