Exibida e colorida
Saiba como usar peças que misturam estampas e são a cara da primavera
A convite do Lady, a professora do curso de Design de Moda Nicele Branda montou quatro looks
Faz tempo que as estampas viraram as queridinhas, principalmente, dos looks primavera-verão. A ordem, agora, é abusar não de uma, mas de várias na mesma peça.
Essa tendência se chama patchwork, pois é inspirada na técnica artesanal que une pedaços de tecidos de várias cores, padrões e formas. Difícil de usar?
Leia outras notícias sobre entretenimento
A convite do Lady, a professora do curso de Design de Moda da Uniritter Nicele Branda monta quatro visuais. Seja no trabalho ou no passeio do final de semana, você vai ficar ainda mais colorida!
Básico companheiro
Fotos: Júlio Cordeiro / Agência RBS
O vestido longo é perfeito para as altas temperaturas que vêm por aí, e o mix de estampas bem coloridas deixa a peça ainda mais despojada e marcante. Para não pesar, combine com modelitos básicos, como o jeans - outra tendência das apostas primavera-verão.
Confira mais ensaios de moda do caderno Lady
Pode ser uma jaqueta, uma camisa ou, como na foto, um colete. Mas básico não quer dizer monótono: a peça tem botões dourados que dão um toque especial e harmonizam com o cinto bem fininho, usado para marcar a cintura.
Clássico revisitado
Quem quer abusar da tendência pode usar uma peça com várias estampas bem diferentes entre si. Só preste atenção no modelo: nada de muitos detalhes!
Os vestidos clássicos, como esse no estilo camisa, ficam ótimos com o toque moderninho das estampas. Para os acessórios, escolha os básicos ou que possuam a mesma cor que predomina na peça.
É o caso da bolsa de franjas, que aparecem apenas nas laterais. Em tamanho médio, para não pesar, é outra febre da estação.
Sapatos também
A tendência patchwork é aqui explorada de forma tradicional - com uma padronagem que lembra vários pedaços de tecido costurados um ao outro. Apesar das diferentes estampas, todas são florais.
O macacão curto, soltinho e com decote em V, é básico em sua modelagem, já que não tem costuras nem recortes, o que torna a peça democrática, pois fica bem em qualquer corpo. E por que não misturar também nos sapatos?
A sandália tem duas texturas, mas ambas em formas geométricas, para manter a harmonia. Ótima ideia para quem quer aderir à tendência, mas não é adepta das roupas estampadas.
Centro das atenções
Que estampas combinam com o básico, você já sabe. Mas, se quiser destacar mais a produção, misture patchwork com peças em textura, como a blusa de linha.
O segredo é tomar cuidado com as cores, para deixar a estampa brilhar. A calça com detalhes em amarelo se destaca, já que o resto do look - incluindo o sapato - é em preto e branco.
E uma dica valiosíssima: padronagens menores e de fundo escuro também ajudam as iniciantes no mundo do patchwork. É o caso da calça com fundo azul, uma graça!
Modelo: Kim Klauck, Joy Models
Produção de beleza: cabelos e maquiagem por Sônia Trindade, Ella Cabeleireiros, 3233-3854
Roupas e sapatos: Lojas Pompéia, Shopping Total
Agradecimentos: Nicele Branda, curso de Design de Moda da Uniritter