Outubro Rosa
Câncer de mama: para prevenir, conheça seu corpo
Segundo o Imama, são 6 mil novos casos da doença no Rio Grande do Sul a cada ano
Durante o mês de outubro, o rosa invade camisetas, campanhas e programas por todo o mundo, para lembrar da importância de prevenir e diagnosticar precocemente o câncer de mama. Tanto barulho não é à toa. No Rio Grande do Sul, segundo o Instituto da Mama (Imama), são 6 mil novos casos e cerca de 1,5 mil mortes pela doença a cada ano.
Leia outras notícias do caderno Lady
Presidente do Imama, mastologista e ginecologista, Maira Caleffi orienta que o autoconhecimento é o melhor caminho para a prevenção desta doença, que, geralmente, não apresenta sintomas significativos desde o seu início:
É possível comer doces todos os dias e manter uma alimentação saudável?
- A mulher precisa conhecer suas mamas, para poder identificar quando houver algum problema, e mapear seus fatores de risco. Existem alguns que podemos evitar, como o peso, sedentarismo, uso abusivo de álcool e de reposição hormonal. Outros, como o envelhecimento e o histórico familiar, não podemos evitar.
Seja qual for o seu caso, a prevenção é sempre a melhor decisão. Confira algumas dicas:
/// Realize os exames de rotina, no consultório, com seu ginecologista todos os anos.
/// Em caso de fatores de risco, procure também um mastologista (médico especialista em mama).
/// Mulheres acima dos 40 anos devem fazer mamografia uma vez por ano.
/// Quem conhece suas mamas sabe quando ocorrem alterações. Por isso, toque-se! A melhor época para isso é nos dias após a menstruação, quando a mama está sob efeito de menos hormônios. O autoexame, porém, não substitui a avaliação médica.